Sistemas administrativos - estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O presente estudo tem como assunto os sistemas administrativos e nele será abordado o tema da aplicação do processo de produção na pequena empresa no ramo de cintos masculinos e femininos.
O projeto prático tem como objetivo principal analisar as etapas do processo de produção e propor soluções para a entidade para que possa melhorar esse sistema organizacional.
Para atender oobjetivo, faz-se necessário realizar pesquisa à bibliografia existente, verificando os estudos relacionados ao tema; observar como funciona o processo produtivo dentro da empresa, analisar suas etapas e verificar se há possíveis erros durante a elaboração do produto.
Este trabalho visa à busca pelo conhecimento necessário para a verificação do vigor da utilização adequada do sistema organizacionaldo processo de produção, de forma a responder a seguinte pergunta do projeto: na pequena empresa do segmento de comércio de cintos masculinos e femininos existe uma estrutura adequada para o desenvolvimento dos produtos abrangendo o processo produtivo?

REFERENCIAL TEÓRICO
O alvo do sistema gerencial é prover às empresas todas as informações relevantes e necessárias para seu processo de tomadade decisão. Para a geração de tais informações, existe todo um arcabouço de procedimentos e práticas a serem aplicadas dentro das organizações. Dentro deste vasto grupo de regras estão às atividades administrativas que envolvem a reorganização de como o trabalho é feito e de quando deve ser realizado com eficiência e eficácia pelos recursos humanos, com base no tratamento de dados transformados eminformações, que mantém a empresa em contínuo processo dinâmica de comunicação para o crescimento.
De acordo com Djalma de Oliveira (2006, p.23) o executivo em suas tarefas diárias, tem de ajustar os dados, pois, em geral, os dados nunca são insuficientes ou abundantes de forma absoluta; o que ocorre é a escassez de alguns dados relevantes e o excesso de outros dispensáveis.
Oliveira (2006,p.23) afirma que à medida que aumenta a complexidade interna da empresa e no ambiente em que ela atua, o processo de tomada de decisão tende a tornar-se, também, mais complexo. Para atender a essa situação de maneira adequada, o executivo necessita de sistemas de informação eficientes e eficazes, que processem o grande volume de dados gerados e produzam informações válidas.
“É importante salientarque essas informações devem propiciar a identificação dos problemas e das necessidades organizacionais nos vários níveis da empresa – estratégico, tático e operacional - , bem como fornecer subsídio para avaliar o impacto das diversas decisões a serem tomadas pelo executivo.” (OLIVEIRA, 2006, p.23).
Com isso podemos conceituar dado como sendo qualquer elemento identificado em sua forma bruta que,por si só, não conduz à compreensão de determinado fato ou situação. Já a informação seria o dado trabalhado que permite ao executivo tomar uma decisão.
De acordo com Djalma de Oliveira (2006, p.24) essas informações ao serem utilizadas pelo executivo, podem afetar ou modificar o comportamento existente na empresa bem como o relacionamento entre as várias unidades organizacionais.
”Comoexemplos de dados numa empresa, citam-se a quantidade de produção, custo de matéria-prima, números de empregados. A informação seria o resultado de análise desses dados, ou seja, capacidade de produção, custo de vendo do produto, produtividade do funcionário, etc.” (OLIVEIRA, 2006, p.24)
O Sistema de Informações é o processo de transformação de dados em informações. E , quando esse processo está voltadopara a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório da empresa, diz-se que esse é um sistema de informações gerenciais.
O processo administrativo apresenta a tomada de decisões como elemento básico; e para um adequado processo decisório, é necessário ter um sistema de informações eficiente. Em geral, tem-se dificuldade de avaliar os dados obtidos para uma...
tracking img