Case - gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação – Case SW company

1. 2.

Apresentação da Empresa; Cenário; Aspectos que estimulam a Gestão de Pessoas Aspectos que não estimulam a Gestão de Pessoas

3. 4.

Objetivo; Metodologias; Espinha de Peixe – Mapear principais causas Quick Wins – Avaliar a facilidade de implantação x potencial de ganho

5. 6.

Plano de Ação; Conclusão.

0

A Empresa
País de Origem Tempo deMercado # de funcionários Área de Atuação Estados Unidos 35 anos > 100.000 Desenvolvimento de softwares corporativos

a empresa está entre as 3 maiores de tecnologia do mundo

• Hoje

1

Cenário Atual – Aspectos que estimulam a Gestão de Pessoas

A. Facilidade em atrair bons profissionais por ser líder no setor: A empresa é uma das maiores do setor de TI e somente em razão da força dasua marca já consegue atrair bons profissionais. B. Remuneração Atrativa: Remuneração acima da média de mercado. C. Cultura de capacitação e treinamentos dos funcionários; D. Ambiente desafiador para superação de resultados e inovação: Sistema de metas contribui para um clima de superação dos funcionários. E. Flexibilidade da jornada de trabalho: Não exige horário nem local fixos para que seusfuncionários desempenhem seu trabalho.

2

Cenário Atual – Aspectos que dificultam a Gestão de Pessoas

A. Cultura de resultados sem foco em pessoas: Os gestores não consideram as pessoas como parte fundamental da estratégia da companhia. Além disso, a cobrança é feita de maneira ameaçadora, gerando insegurança. B. Meritocracia desigual entre as áreas da Organização: Muitas vezes a política dereajuste e/ou promoção é utilizada de maneira ambígua, dando preferência a uma área da companhia em detrimento de outras. Isso gera insatisfação e frustração nos colaboradores provocando um alto turnover. C. Não levar em consideração as diferenças culturais das filiais: A matriz define as metas e objetivos de maneira centralizada nos EUA, porém não leva em conta as diferentes culturas. D. Falta defeedback da liderança: Alguns dos líderes não têm o hábito de conhecer e ouvir sua equipe. A distância geográfica também gera dificuldade para os liderados entenderem os objetivos de maneira clara.
E. Alto turnover

3

Objetivo

Redução do turnover

4

Metodologia – Espinha de Peixe
Através do Modelo de “Espinha de peixe” identificamos os problemas e os classificamos comopertencentes àqueles que consideramos ser os pilares que quando resolvidos nos levarão ao nosso objetivo.

5

Apresentação das Soluções – Metodologia
Elencamos soluções que julgamos serem úteis para a resolução dos problemas identificados. Para cada solução classificamos sua relação:

Ganho com a implementação X Facilidade de implementação
As ações que possuem alta facilidade de implementação ealto ganho são chamadas de Quick Wins e podem ser as primeiras a serem implementadas:

6

Apresentação das Soluções
Podemos classificar os problemas em 4 grandes áreas dentro de gestão de pessoas e com isso elaborar de forma mais estratégica as soluções para a empresa:

Cultura e Ambiente Organizacional

Motivação

Alinhamento Estratégico

Liderança

• Cultura inadaptada àsdiversidades regionais nos países fora da matriz • Centralização na tomada de decisão

• Falta de aderência e credibilidade na política de avaliação de desempenho

• Comunicação ineficiente.

• Falta de autonomia na gestão da equipe (orçamento) • Falta de feedback dos gestores.

7

Apresentação das Soluções
Cultura e Ambiente Organizacional Alinhamento Estratégico

Motivação

Liderança

#Ação

Descrição Brainstorm com Diretoria Comercial para identificar as causas do turnover e seu impacto nas vendas.

Facilidade de Implementação

Ganho

1

Elaboração de plano de ação para reduzir turnover

Apresentação do plano de ação ao Diretor Comercial com o objetivo de envolve-lo, para que esse processo de conscientização chegue aos níveis superiores da filial Brasil e...
tracking img