Sistema prisional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Erro, tortura, falta de bom senso e incompetência, são alguns dos temas utilizados nas histórias descritas na obra de Alexandra Lebelson Szafir, em seu simples e direto “desCasos: Uma advogada àsvoltas com o direito dos excluídos.”
De maneira escancarada a autora retrata em variados casos a realidade da justiça penal, em conjunção as suas fraquezas e crueldades, além de dar importância àextirpação das injustiças.
São muitos os abandonados que fazem parte do sistema penal brasileiro, sem pelo menos o uso do realismo e de bom senso, que vão desde o caso de um acusado que foi preso porquemorava na favela e não teve seu endereço encontrado, ao caso de um réu confesso de oito homicídios sem ter praticado quaisquer um deles.
Prazos processuais com distorções absurdas, casos inúmeros eréus presos por falta de defensores públicos em número suficiente, evidenciam a inércia dos atos por burocracia ou excessiva demanda, deixando possíveis soluções a mercê do tempo e de conseqüênciasinconclusivas.
Dentre idas e vindas de doentes mentais, de pobres e leigos, a autora que passou anos fazendo serviços voluntários em mutirões carcerários, trouxe à tona a desumanidade e a frieza porinoperância de advogados omissos ou promotores indiferentes.
Sendo o Judiciário que se movimenta, é o senhor magistrado que manda prender e soltar, que deve distribuir as sanções corretas, e que tambémerra por falta de atenção, ou em casos mais extremos tem tamanha soberba sobre os outros mortais, não lhe importando causas e circunstâncias.
Do fétido ao inferno, se realça o ambiente onde poucos seolham. A prisão elencada como rainha das penas, de superior só tem o nome, demonstrando claramente que o que impera entre os aplicadores da lei e seus infratores, é em alguns casos o desrespeito, queas vistas de sua repressão causam descaso ao sistema imposto.
Apesar de inúmeras falhas quanto ao sistema ou aos advogados, paradoxalmente e de forma sensível, Alexandra se mostra muito bem...
tracking img