Sistema operacional beos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Operacional BeOs

Resumo
O artigo abaixo descreve a historia do sistema operacional beos desde a idéia de Jean-Louis Gassée juntar muitos processadores baratos para fazer um computador rapido até uma das partes mais complexas do seu projeto. O sistema operacional. O artigo descreve também as características mais surpreendentes do beos, dentre elas: a multitarefa premptiva, o suporte amultiprocessamento simétrico, suporte a multi-threading, sistema de arquivos de 64 bits com journaling, e o fato do sistema operacional ser totalmente orientado a objetos desde seu kernel até bibliotecas de drivers.

1. Introdução
A briga entre os sistemas operacionais está cada vês mais acerada. O Linux se populariza e o Windows começa a sentir o peso da concorrência. Agora, quando muitosusuários ainda têm dúvidas sobre qual sistema usar, surge um novo programa para disputar este "nicho" de mercado: é o BeOS, uma nova plataforma que não é compatível nem com Windows nem com o Linux.
Além do mais, muitas pessoas já atingiram o limite da paciência com seus sistemas operacionais. Cansados de reiniciar as máquinas depois de travamentos aleatórios, cansados de esperar a inicialização de umaaplicação, cansados de ler e não entender as mensagens de erros... Esse grupo de pessoas está procurando um novo sistema operacional. Novos usuários se aproximam do BeOS por uma variedade de fatores e podem ser resumidos em três categorias fundamentais: aqueles que não acreditam mais no seu sistema operacional, aqueles que se sentem abandonados pelas companhias que produzem os sistemas e aquelesinteressados em paradigmas computacionais futurísticos.
Na verdade, o BeOS não é exatamente uma novidade. O software foi criado há algum tempo, mas não se popularizou ainda devido ao seu alto custo (cerca de US$100). Mas, desde o mês de Abril de 2000 a Be, empresa que fabrica o produto, resolveu entrar na onda da distribuição gratuita via Internet. O sucesso foi muito grande. Para se ter umaidéia, apenas dois dias foram realizados 500.000 downloads. E mais: nas primeiras 3 horas após o lançamento os site já registravam 40.000 cópias.
O ponto forte do BeOS é os recursos multimídia, capazes de reproduzir diversos formatos de arquivos de vídeo e de áudio. Seus programas são baixados pela Internet.
Ao longo deste trabalho, iremos conhecer um pouco melhor este sistema operacional fantástico,suas características, seus criadores, seus admiradores, as dúvidas e os projetos que estão sendo realizados para seu aperfeiçoamento.

2. O que é o BeOS?
O BeOS é um sistema operacional (SO) para plataformas Intel, PowerPC e "Internet Appliances", desenvolvido pela Be Inc. a partir do zero e foi criado com foco em multimídia. Utiliza-se de várias tecnologias de ponta para alcançar o máximo dedesempenho em computadores pessoais. Ao contrário dos SO mais antigos, o BeOS foi escrito desde o princípio com a performance em mente e com tecnologias realmente inovadoras. Entre essas tecnologias podemos citar: multiprocessamento simétrico, "multithreading" pervasivo, sistema de arquivos jornalado de 64 bits, serviços de kernel com baixo tempo de resposta, modelo de SO orientado a objeto,arquitetura modular, microkernel, arquitetura cliente/servidor e TCP/IP nativo.
Há algum tempo o BeOS era chamado de "Silicon Graphics dos pobres", hoje ele é conhecido como "Silicon Graphics para o resto de nós". A diferença básica entre um PC/Mac rodando o BeOS e uma Silicon Graphics reside, principalmente, no preço.
O BeOS consegue extrair performances inacreditáveis de computadores comuns como osPCs e PowerPCs (Mac), permitindo uma grande economia no investimento em equipamentos. Essa diferença começa a ser notada desde o boot do sistema, já que todo o processo de boot do BeOS demora algo em torno de 12 segundos.

3. O que é o Be, Inc.
O Be Inc., foi criado nos EUA, no estado da Califórnia nas proximidades da cidade de San Francisco, em 1990 por Jean-Louis Gassée, ex-presidente da...
tracking img