Sistema operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
sistemas operasionais
Questões

01 – Como seria utilizar um computador sem um sistema operacional? Quais são suas duas principais funções?

Seria complicado e lento. Primeiro porque um programador teria que desenvolver o programa em linguagem de máquina, ele teria que desempenhar o papel de SO e também porque a interface não seria nada amigável, dificultando assim a interpretação dos leigos.As duas principais funções são:

- Ele gerencia todos os componentes do sistema (processadores, memória...) de maneira otimizada e oferece uma interface amigável ao usuário.

- Atua como intermediário entre o usuário e o hardware do computador (o usuário pode executar programas), usar o hardware de forma eficiente.

02 – Quais as principais dificuldades que um programador teria nodesenvolvimento de uma aplicação em um ambiente sem um sistema operacional?

A maior dificuldade que o programador teria é que ele teria que programar além da aplicação. O programa que ele desenvolvesse para funcionar sem Sistema Operacional teria que se preocupar com todos os aspectos do funcionamento do computador. O programa teria que programar todos os componentes de hardware: vídeo, teclado,mouse, placa de rede, disco rígido. Cada tarefa que a aplicação fosse fazer teria que ser detalhada num nível muito baixo para que o computador funcione.

03 – Explique o conceito de máquina virtual. Qual a grande vantagem de utilizar este conceito?

Na ciência da computação, máquina virtual é o nome dado a uma máquina, implementada através de software, que executa programas como um computadorreal. Máquinas virtuais são extremamente úteis no dia-a-dia, pois permitem ao usuário rodar outros sistemas operacionais dentro de uma janela, tendo acesso a todos os softwares que precisa.

04 – Defina o conceito de uma máquina de camadas?

Sistemas computacional visto somente do ponto de vista do HARDWARE, conjunto de circuitos eletrônicos, placas, cabos, e fontes de alimentação, tem poucautilidade Através do software que os serviços são oferecidos aos usurários, como armazenamento de dados em discos, impressão de relatórios, geração de gráficos, acesso a internet entre outras funções.

05- Quais os tipos de sistemas operacionais existentes?

Sistemas Monoprogramáveis e Monotarefas

06 – Por que dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistemas monoprogramáveis?

Porque o recurso está disponível esperando algum comando, para ser executado pelo processador, mais acaba não sendo utilizado, desde que o outro programa não tenha terminado, ou seja, ele está disponível para ser usado ou esperando um comando, mais o processador não o usa.

07 – Qual a grande diferença entre sistemas monoprogramáveis e sistemas multiprogramáveis?

Os programas monoprogramáveis,podem fazer apenas uma aplicação por vez, perdendo-se tempo na sua utilização. Os Multiprogramaveis, podem ser feitas varias aplicações ao mesmo tempo, obtendo-se mais agilidade e rapidez, podendo usar vários programas de uma só vez!

08 – Quais as vantagens dos sistemas multiprogramáveis?

As vantagens do uso de sistemas multiprogramáveis são a redução do tempo de resposta das aplicaçõesprocessadas no ambiente e de custos, a partir do compartilhamento dos diversos recursos do sistema entre as diferentes aplicações. Os sistemas multiprogramáveis, apesar de mais eficientes que os monoprogramáveis, são de implementação muito mais complexa.

09 – Um sistema monousuário pode ser um sistema multiprogramável? Dê um exemplo.

Sim, somente um usuário interage com o sistema podendo possuirdiversas aplicações executando concorrentemente. O sistema Windows NT é um exemplo

10 – Quais são os tipos de sistemas multiprogramáveis?

Sistemas batch, sistemas de tempo compartilhado e sistemas de tempo real.

11- O que caracteriza o processamento batch? Quais aplicações podem ser processadas neste tipo de ambiente?

O processamento batch tem a característica de não exigir a...
tracking img