Sistema operacionais - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 79 (19625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Operacional

Sumário
1.1 - INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS 3
Resumo 13
1.2 - Você não sabe a história do Windows? 15
Resumo 16
1.3 - A história da Apple, a marca da maçã 17
Resumo 24
Resumo 25
3.1 - Bill Gates e o MS-DOS 28
Resumo 32
3.2 - A Apple e a era Macintosh 34
Resumo 38
3.3 - MS-Windows 1.0 39
Resumo 41
3.4 - O OS/2 42
Resumo 44
4.1 – Em 1993 Microsoft lança oWindows NT, o primeiro sistema 32 bits da empresa. 45
Resumo 46
4.2 – Em 1993 – Lançamento dos UNIX de código aberto FreeBSD e NetBSD. 47
Resumo 48
4.3 – Em 2001 – Apple lança o MacOS X, um sistema operacional derivado da família UNIXBSD. 49
Resumo 51
4.4 – Em 2001 –  Windows XP 52
Resumo 53
4.5 – Em 2004 –  Núcleo Linux 2.6.c 54
Resumo 55
4.6 - Windows Vista 56
Resumo 59
4.7 – Em 2009 –Windows 7 60
Resumo 61
4.8 - 2012 - Windows 8 63
Resumo 64

1.1 - INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS 
1. O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL?
 
Um sistema operacional nada mais é do que um programa, mas um programa muito especial - talvez o mais complexo e importante em um computador. O sistema operacional acorda o equipamento e faz com que ele reconheça a CPU, a memória, o teclado, o sistema de vídeoe as unidades de disco. Além disso, ele oferece aos usuários a facilidade de se comunicar com o computador e serve de plataforma para a execução de programas aplicativos.
 
O sistema operacional é uma das partes mais fundamentais do computador. Em um certo sentido, ele é parte integrante da máquina e é tão importante conhecê-lo quanto o é conhecer o próprio computador. Certamente, você pode usarum computador todos os dias sem saber que tipo de sistema operacional ele usa, mas as pessoas que compram software e fazem, elas mesmas, a manutenção de seus sistemas precisam estar mais bem informadas. Por exemplo, sempre que você for comprar um novo software, terá de saber se aquele produto funcionará com o seu computador e sistema operacional em particular. Algumas empresas de softwaredesenvolvem produtos para apenas certos tipos de sistema operacional ou apenas para determinadas versões de sistema operacional.
Quando você liga o computador, a primeira coisa que ele faz é um autodiagnóstico chamado autoteste (POST - Power On Self Test). Durante o autoteste, o computador identifica a memória, discos, teclado, sistema de vídeo e qualquer outro dispositivo ligado a ele. A próxima coisaque ele faz é procurar o sistema operacional a ser inicializado. O termo boot (inicializar) data dos primeiros anos de vida dos computadores; é uma forma abreviada de "bootstrap", que são as alças presas ao cano de uma bota para ajudar a calcá-la. Quando você liga o computador, ele usa o primeiro programa executado para se levantar ("pool itself up by its bootstraps", que significa levantar-se como próprio esforço). Os micros procuram o sistema operacional primeiro na unidade de disco principal; se eles encontram um disco inicializável ("bootável") naquela unidade, usam aquele sistema operacional; caso contrário, vão procurá-lo no disco rígido principal.
 
Depois que o computador inicializa o sistema operacional, pelo menos parte dele é mantida na memória o tempo todo. Enquanto ocomputador está ligado, o sistema operacional tem quatro tarefas básicas:
* Proporcionar uma interface de linha de comando ou uma interface gráfica para o usuário se comunicar com o computador.
* Gerenciar os dispositivos de hardware do computador.
* Gerenciar e manter os sistemas de arquivos em disco.
* Dar suporte a outros programas.
1.1 INTERFACE COM O USUÁRIO
A primeira função dosistema operacional a ser analisada é a interface do usuário. O sistema operacional torna o complexo hardware do computador mais "amigável ao usuário". Ele controla o hardware, processando funções que os usuários não poderiam ter disponíveis, e atuam como intermediários entre os usuários e o hardware.
Um programador de sistema operacional escreve e modifica os programas do sistema em mínimos...
tracking img