Wiliana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME: Wilian Amando dos Santos
* Atividade 1.2 - Tarefa 1.
* MEP - BD - T113B

3. Como podemos distinguir o conhecimento popular do conhecimento científico?De que forma, segundo o artigo, eles podem ser complementares?

O conhecimento popular é aquele que o indivíduo adquire ao longo de sua vida e está intimamenterelacionado ao contexto socioeconômico e cultural no qual este está inserido. Esse conhecimento envolve aspectos que são repassados de geração a geração, por gruposfamiliares em um meio social relativo à comunidade e às crenças ali compartilhadas.
O texto retrata também o apego dos indivíduos às suas crenças tanto culturais quantoreligiosas. Aponta como causa de adoção do saber adquirido durante a vida e baseado na religião como apoio e acolhida no momento de fragilidade no qual o individuo seencontra.
O impacto da adoção do conhecimento popular é considerado pelo artigo como dificultador no processo de mudança de comportamento referente ao processosaúde-doença.
As pessoas que adotam seus conhecimentos na conduta de sua condição de saúde não abandonam seus saberes a favor do conhecimento científico. A crença na açãopositiva de cura dessas atitudes baseadas no conhecimento empírico, mostra que é necessário que os profissionais da saúde não ignorem esse conhecimento, mas sim busquem umainteração entre este tipo de conhecimento e o saber científico.
O respeito ao saber popular proporciona uma abordagem mais ampla do indivíduo, levando emconsideração não apenas seus aspectos biológicos, mas o ser como um todo, integral, relacionando todos os seus valores e necessidades emocionais, sociais, culturais e psíquicos.
tracking img