Resumo sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas Operacionais

RESUMO – LIVRO SISTEMAS OPERACIONAIS
CAPÍTULOS 7 E 8

Jundiaí
16/05/2012

Os capítulo 7 do livro Sistema Operacional trata de como o compartilhamento entre processos pode gerar situações que não são desejáveis e também sobre alguns recursos de sincronização que certificam a comunicação entre processos e acessibilidade à recursos compartilhados.
Em relação àconcorrência de produtos :
FORK – Inicia a execução de outro programa concorrentemente
JOIN – O programa chamador espera o outro programa terminar para continuar o processamento
Para implementarmos utiliza-se:
PARBEGIN – Inicia lista de programas que serão executados paralela e aleatoriamente.
PAREND – Especifica o ponto de sincronização.
É necessário que haja certosmecanismos de controle para evitarmos problemas na hora de compartilhar recursos, os problemas podem ser cálculos com mesmas variáveis ao mesmo tempo e etc. Para solucionarmos esses problemas devemos: impedir que dois ou mais processos acessem um mesmo recurso no mesmo instante ( Exclusão múltua); parte onde é feito o acesso ao recurso compartilhado (região crítica) e utilizar um protocolo ao entrar ousair de uma região crítica.

Usualmente também enfrentamos problemas de sincronização relacionados a exclusão mutua, velocidade de execução dos processos - Processos com diferenças de velocidade ou maior tempo de processamento; Problema de processo produtor/consumidor: exemplo, quando um processo tenta gravar num buffer e outro tenta ler. Um processo não poderia ler de um buffer cheio nem tentarler de um buffer vazio; ou problema de processo produtor/consumidor: exemplo, quando um processo tenta gravar num buffer e outro tenta ler. Um processo não poderia ler de um buffer cheio nem tentar ler de um buffer vazio.
Algumas soluções são as de hardware que desabilita interrupções externas ao entrar numa região critica e habilitar ao sair e instrui especialmente ler uma variável, armazenar seuconteúdo em uma outra área e atribuir um novo valor a essa variável fazendo com que dois processos não possam utilizar uma variável compartilhada ao mesmo tempo. Outra solução é a de software que determina que um processo, fora de sua região crítica, não pode impedir que outros processos entrem em suas próprias regiões críticas
Deadlock é um problema que acontece quando um processo espera por umevento que nunca irá acontecer, para que esse deadlock ocorra é necessário que 4 condições sejam verdadeiras:
Exclusão mútua - Cada recurso só pode estar alocado a um único processo em um determinado instante.
Um processo, além dos recursos já alocados, pode estar esperando por outros recursos.
Não-preempsão – Um recurso não pode ser liberado de um processo só porque outrosprocessos desejam o mesmo recurso.
Espera circular – Um processo pode Ter de esperar por um recurso alocado a outro processo e vice-versa.

Para prevenirmos esse deadlock precisamos garantir que as quatro condições citadas acima nunca se satisfaçam da seguinte maneira 1º condição - a ausência de exclusão mútua acaba com o problema; 2º condição – devemos alocar todos os recursos antes deexecutar certo processo. 3° condição – pode ser evitada quando permitimos que um recurso seja retirado de um processo, no caso de outro processo necessitar do mesmo tempo; 4º condição – forçar que o processo tenha apenas um recurso de cada vez. Quando necessitamos identificar um deadlock geralmente algoritmos o fazem percorrendo a estrutura quando um processo necessita de um recurso que não podeser fornecido. Agora a correção de deadlocks se dá através da eliminação de um ou mais processos envolvidos e através da desalocação dos recursos já garantidos por ele, tabém podemos utilizar o recurso rollback, que libera apenas alguns recursos alocados até o ciclo de espera terminar porém esse recurso é bem difícil de ser implementado devido ser bastante dependente da aplicação.

Já o...
tracking img