Resumo sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório/ Análise das aulas apresentadas
comparando com o livro “Sistemas Operacionais Modernos” de Tanenbaum

Aula 1 – Primeiro Slide

Na primeira aula foi abordado o primeiro capitulo do livro "sistemas operacionais modernos" de Tenenbaum. Explicando que o sistema computacional consiste em um ou mais processadores, memoria principal, discos, impressoras, teclado, mouse, monitor e outrosdispositivos. A função do sistema operacional é gerenciar e usar esses componentes de forma mais otimizada possivel.
Logo depois de falar algumas funções de um sistema operacional ele faz um historico.
Primeira geração (1945-1955), que foi a geração das valvulas. Ainda não existiam sistemas operacionais. O modo normal de operação era o seguinte: o programador reservava antecipadamente tempo demaquina em uma planilha, ia para sala da maquina, inseria seu painel de programação no computador e passava horas esperando a execução. No inicio da decada de 50 começaram a ser usados os cartões perfurados.
Segunda geração: Transistores e sistemas em lote (batch)
Uso de cartões perfurados inseridos em um computador auxiliar, estes dados eram interpretados e inseridos em uma fita magnética. Ocomputador principal realizava a leitura e processamento dos dados através das fitas. Um outro computador registrava os relatorios via impressora.
Terceira Geração - Multiprogramação e CI's
Uso de circuitos integrados, familia de maquinas compativeis em nivel de software. Nessa geração começou a multiprogramação e uso do timesharing. A memoria era dividida em varias partes, com uma tarefadiferente cada partição. Enquanto uma tarefa esperasse que uma operação de E/S terminasse outra poderia usar a CPU.
Quarta Geração - computadores pessoais
Com o desenvolvimento de circuitos integrados em larga escala surgiu a era dos computadores pessoais. Surgimento de softwares e SO ( MS-DOS) e depois sistemas operacionais mais desenvolvidos ( distribuidos e de rede).
No slide assim como no livro foifeita uma revisão no final do capitulo relembrando as funções do sistema operacional.
Nesse mesmo capitulo o livro também fala sobre o zoológico de sistemas operacionais.
Sistemas monoprogramáveis: processador, memorias e perifericos dedicados somente a um usuario. Todos os recursos do sistema ficam dedicados a uma só tarefa. A desvantagem é o desperdicio de tempo com recursos ociosos.Sistemas multiprogramáveis: Os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações. O sistema operacional se preocupa em gerenciar o acesso aos recursos de forma ordenada e protegida.
Batch - Foram os primeiros Sistema Multiprogramáveis a serem implementados. Os programas eram executados atraves de cartões perfurados. Não necessita de interação com o usuario.

TempoReal - O tempo é exigido de forma rigida e devem ser respeitados ate o final. Um programa utiliza o processador o tempo que for necessário ou até que apareça outro programa mais prioritário.
Tempo Compartilhado - Diversos programas podem ser executados a partir da divisão do tempo do processador. Caso a fatia de tempo (time –slice) não seja necessário para a conclusão do programa, ele é interrompidopelo sistema operacional e substituído por outro.
Sistemas com Múltiplos Processadores - São dividos em fortemente e fracamente acoplados. Possuem uma ou mais UCP's trabalhando em conjunto. Vários programas podem ser executados ao mesmo tempo ou que um mesmo programa seja subdividido em partes para serem processados ao mesmo tempo.
Aula 2 - Segundo Slide
O livro fala o que é um processo,modelo, criação, termino, hierarquia, estado e implementação de processos.
Processo - conjunto necessário de informações para que o S.O implemente concorrência de programas. No livro o autor diz que para que um processo seja criado é preciso de 4 eventos:
1- Inicio do Sistema
2- Execução de uma chamada de sistema de criação de processo de processo por um processo em execução
3- requisição...
tracking img