Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Nervoso Conteúdo Funcionamento do sistema nervoso Movimentos voluntários e involuntários Comentário


O nosso corpo se comunica. Cada célula do corpo desempenha uma função que é estimulada ou inibida por ações controladas pelo sistema endócrino (comunicação química controlada pelos hormônios) e pelo sistema nervoso (comunicação mecânica controlada pelos impulsos nervosos). O sistemanervoso não é apenas composto pelo cérebro, como muitas pessoas pensam, mas por outros importantes órgãos e tecidos que, juntos, controlam tanto as ações quanto as reações do organismo. Vamos entender como o sistema nervoso funciona? Ampliando seus conhecimentos O sistema nervoso pode ser dividido em duas partes, o SNC (sistema nervoso central) e o SNP (sistema nervoso periférico):
Sistema NervosoDivisão Sistema nervoso central (SNC) Sistema nervoso periférico (SNP) Partes Encéfalo Medula espinal Nervos Gânglios Funções gerais Processamento e integração de informações Condução de informações entre órgãos receptores de estímulos, o SNC e órgãos efetuadores (músculos, glândulas etc.).

Disponível em: http://www.webciencia.com/11_29nervoso.htm

Sistema Nervoso Central (SNC) Sistemacomposto por encéfalo e medula espinal.

Encéfalo

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/ciencias/sistema-nervoso-e-encefalo-2-dos-receptores-a-medulaespinhal.jhtm

Como observamos na imagem, o encéfalo (composto por cérebro, cerebelo e bulbo) está alojado e protegido pela caixa craniana, ou sismplismente, crânio. A medula espinal, composta por neurônios, está situada no interior de um canal,na coluna vertebral.  Cérebro O cérebro é o principal órgão do sistema nervoso, pois é aí que ocorre a maior parte de decodificação de impulsos nervosos e comandos para as atividades corpóreas. O cérebro humano é particularmente complexo e extenso. É imóvel e representa apenas 2% do peso do corpo; apesar disso, recebe aproximadamente 25% de todo o sangue que é bombeado pelo coração.http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9rebro_humano

Esse órgão é dividido em dois hemisférios: esquerdo e direito.

Hemisfério esquerdo:  Raciocínio (pensamento lógico)  Linguagem oral (competência comunicativa)

Hemisfério direito:  Emoção  Linguagem visual  Pensamento simbólico e criatividade.

Disponível fevereiro.html

em:http://intensa-mente-intensa.blogspot.com/2011/01/iii-bazar-coisas-de-mae-26-de-

 Essas

funções dos hemisférios ainda estão sendo estudadas, e alguns pesquisadores acreditam que os dois hemisférios podem exercer as funções tanto de um quanto de outro. Enquanto não se tem certeza sobre isso, ficamos com as informações descritas na imagem.  Cerebelo

O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pelo equilibrio e pelo controle do tônus muscular, dosmovimentos voluntários e da aprendizagem motora. Esse órgão nos permite andar, correr, pular, entre outras atividades motoras.  Bulbo Situado na parte inferior do tronco encefálico, é um dos órgãos que estabelece comunicação entre o cérebro e a medula espinal. É um órgão de condução de impulsos nervosos. Responsável por controlar funções vitais como a respiração, batimentos cardíacos e pressãoarterial. Controla, também, as funções de mastigação, movimentos peristálticos, a fala, o ato de piscar, as lágrimas e osvômitos. Um trauma nessa região pode causar morte instantânea.

Neurônios São as células que compõem o tecido nervoso. Recebem e transmitem estímulos internos e externos, promovendo condições de resposta do corpo. Existem vários tipos de neurônios, porém, quase todos apresentam amesma estrutura:  Corpo celular – centro do alto metabolismo do neurônio, onde fica situado o núcleo, com grande atividade gênica.  Dendritos – são prolongamentos de células que recebem estímulos do meio, de outros neurônios e células sensoriais.  Axônio: prolongamento único, ramificado na porção final; transmite o impulso nervoso a outro neurônio ou a outros tipos celulares.

Disponível em:...
tracking img