Ergonomia em laticinio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O setor da indústria leiteira é o tema do trabalho, onde serão especificadas as características da empresa, juntamente com cada área da mesma. Onde o foco no caso é o trabalhador e suas ferramentas de trabalho, de modo a conseguir elaborar sua atividade positivamente a si mesmo e para a empresa.

2. Caracterização Local
Empresa situada no setor industrial da cidade,obedecendo às normas de segurança, saúde e meio ambiente. Com uma área compatível ao estabelecimento, seguindo a distancia de afastamento adequado das vias publicas e outras divisas com áreas amplas e ventiladas, com pátio e vias de acesso, que são urbanizadas, e calçadas facilitando o escoamento das águas. As demais áreas com jardinagem completa. Havendo também locais específicos para entrada e saída deveículos e estacionamento adequando para os mesmos.


3. Características da Empresa
A empresa esta no mercado trabalhando a mais de dez anos no mercado, fabricando e exportando laticínios em geral (como queijo, leite e seus derivados) isso de acordo com as normas do ministério da agricultura, do trabalho e do S.I. F (Secretaria de Inspeção Federal) onde todos os produtos saem certificadospelo mesmo. A empresa trabalha com os programas PPRA (Programa de prevenção de riscos ambientais) que se trata de uma legislação federal, especificamente a NR 09 que estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, atravésda antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. E PCMSO (Programa de controle médico de saúde ocupacional), caracterizado pela NR 07 que estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte detodos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores com empregados do PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. Onde há promoção de com campanhas de vacinação anual, palestras motivacionais, palestras sobre saúde do trabalhador e sobre doenças. Treinamento trimestral de controle de qualidade, eleição dos componentes da Cipa anualmente,entre outros.

4. Função, quantidade de funcionários e setores
Trabalhando hoje em um total de 107 funcionários, distribuídos nos seguintes setores:
• Administração
• Produção
• Controle de qualidade
• Almoxarifado
• Medicina ocupacional
• Segurança do trabalho
• Manutenção
• Politica leiteira
• Refeitório
• Portaria

5. EPI (Equipamento de proteção individual)
NR6 (Trecho de textodado pela Portaria SIT n.º 25, de 15 de outubro de 2001)
6.1 Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora - NR, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

6.1.1 Entende-se como Equipamento Conjugado de ProteçãoIndividual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

6.2 O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importada, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação - CA,expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

6.3 A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do...
tracking img