Smith - os dois tipos de valor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Valor de uso e valor de troca
Smith observou dois tipos de valor:
Valor de uso: expressa a utilidade de um objeto específico.
Valor de troca ou preço relativo: o poder que a posse de um bem fornece para a compra de outros bens – seu preço natural. Smith direcionou sua atenção para esse valor.
“Paradoxo da água e diamante”
Diamante: muito valor de troca e poucovalor de uso.
Água: muito valor de uso e pouco valor de troca.
Smith não solucionou o problema do valor. Os economistas posteriores é que perceberam a diferença entre uma utilidade total do bem e sua utilidade marginal.
Pergunta de economistas posteriores: As pérolas têm valor porque as pessoas mergulham para achá-las ou as pessoas mergulham para achá-las porque elas têm valor?
Reposta de Smith:as pérolas (bens) têm valor porque as pessoas precisam mergulhar para consegui-las, ou seja, o custo da produção determina um valor de troca do bem ou o preço relativo.
Teoria do valor do trabalho na sociedade primária (pré-capitalista)
Pré-capitalista: anterior à acumulação de capital e à apropriação de terras. Quer dizer que capital e terra ainda não eram recursos.
Trabalho era o únicorecurso.

O valor relativo de um bem seria determinado pela quantidade de trabalho necessária para produzi-lo.

Se em uma nação de caçadores, por exemplo, custa normalmente duas vezes o trabalho para abater um castor do que para abater um veado, um castor deveria, naturalmente, ser trocado por dois veados.

Qual é o valor de troca de um castor? Resposta: dois veados ou duas horas de trabalho.Ou seja, uma pessoa poderia trocar o castor por dois veados (porque cada veado exige apenas uma hora de trabalho para o abate) ou poderia usar o castor para ter o domínio de duas horas de trabalho.

Dito de outra maneira: O valor de qualquer mercadoria para uma pessoa que a possui, se ela desejar trocá-la por outras mercadorias, "é igual quantidade de trabalho que ela exige de si para comprar oudominar. O trabalho, portanto, e a medida real do valor de troca de todas as mercadorias".

Em uma economia primaria, de acordo com Smith, o trabalho é o recurso (teoria do custo do trabalho) e a medida (teoria do valor controlado pelo trabalho) de valor de troca.

Teoria do valor em uma economia desenvolvida

Recursos: trabalho, terra e capital.

Smith percebeu que o crescimento decapital invalidaria uma simples teoria do valor do custo do trabalho. Para entender o porquê, imagine duas mercadorias produzidas com as mesmas técnicas de trabalho. Suponhamos que somaríamos todo o tempo exigido para obter cada mercadoria, incluindo o trabalho necessário para produzir a matéria-prima e o exigido para produzir os bens de capital usados na produção.
Vamos supor que cada mercadorialeve duas horas para ser produzida. Mas a mercadoria A — digamos, o cultivo da batata onde ha terra fértil em abundancia — ride, requer virtualmente nenhum capital para ser produzida. A mercadoria B — o fio de algodão por outro lado, requer um maquinário complexo e caro no processo de produção. Se uma libra de fibra de algodão e 10 libras de batata, cada uma exigindo duas horas de trabalho, poderiamser trocadas uma pela outra no mercado, quais as pessoas produziriam? As batatas, é claro, porque elas evitariam altos investimentos de capital e poderiam resultar no mesmo lucro pelo seu trabalho. Esse dilema surgirá quando discutirmos as teorias do valor do trabalho apresentadas por Ricardo e Marx.

Em uma sociedade na qual os investimentos de capital e os recursos da terra se tornamimportantes, disse Smith, os bens serão normalmente trocados por outros bens, por dinheiro ou por trabalho a um preço suficientemente alto para cobrir os salários, os aluguéis e os lucros. Alem disso, os lucros dependerão do valor total do capital adiantado pelo empreendedor. O valor real das mercadorias não pode mais ser medido pelo trabalho contido nelas. Entretanto, elas podem ser avaliadas pela...
tracking img