Sistema nervos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O sistema nervoso central (SNC) pode ser acometido direta ou indiretamente por varias doenças, ou secundarias doenças sistêmicas com comprometimentos neurológicos. (LEVY et al.,2002)
A expressão doença encéfalovascular refere-se a qualquer distúrbio que envolva o suprimento sanguíneo para o encéfalo. Quando a doença encéfalovascular resulta em morte do tecido cerebral, ocorre umacidente vascular cerebral (AVC),também denominado acidente vascular encefálico AVE (UMPHRED et al., 2007).
A interrupção do fluxo sangüíneo, em determinada parte do cérebro, resulta em súbita lesão da mesma, ocasionando o conjunto de sintomas que caracterizam o "derrame" é freqüente o uso de outros nomes, tais como: choque, apoplexia, espasmo cerebral, trombose cerebral e acidente vascularcerebral ( ZINNI, 2004).
O termo AVC denota a instalação súbita da afecção, e representa um dos aspectos mais grave da doença que o paciente se vê obrigado a enfrentar, ou seja, o profundo choque que o mesmo sofre, ao perceber que, de um momento para outro, e sem aviso prévio, perdeu a capacidade funcional de metade do seu corpo, aquela que fica ao lado oposto ao da sede da lesão (a explicação dessefato é o cruzamento das fibras que emergem do cérebro, dirigindo-se para a metade oposta do corpo) ( ZINNI, 2004)
O AVC pode ser causado pela hemorragia dentro da massa cerebral, tendo como ponto de partida a ruptura de um vaso sangüíneo; outras vezes, ele é causado pelo bloqueio devido ao espessamento da parede interna de uma artéria que irriga o cérebro, ou por um coágulo sangüíneo que se formouno interior do coração (ou de uma artéria), deslocando-se do seu ponto de origem e "caminhando" até o cérebro (ZINNI, 2004).
Após o AVC, o paciente pode apresentar limitações na capacidade de exercer funções como mobilidade no leito, transição da posição sentada para a posição de pé ou da postura ereta para a sentada,marcha,uso de escadas e muitas outras AVD (UMPHRED, et AL,. 2007).
Aclassificação dos AVC, segundo seu mecanismo de lesão, é fundamental na definição terapêutica e na prevenção secundaria. A evolução clinica dos déficits também é diferente nos diversos tipos de AVC. (LEVY, José Antonio, et al.2002).
O programa fisioterapeutico de modo geral esta indicado para os comprometimentos e limitações funcionais que se seguem a um AVC . O programa fisioterapeutico aplicadoadequadamente consegue diminuir a incapacidade relacionada aos sinais e sintomas do AVC (UMPHRED, Darcy et al. 2007).
Doenças cardiovasculares comuns encontradas em pacientes que se recuperam em um AVC incluem hipertensão arterial, doenças coronarianas com historia progresso de infarto do miocárdio ou revascularização do miocárdio (pontes de artéria ou veia), e doenças vascular periférica ( DPV).Ofisioterapeuta precisa monitorar a condução cardiovascular desses pacientes durante todas atividades fisioterapeuticas (UMPHRED, Darcy et al. 2007).
A intervenção fisioterapêutica auxilia na rápida e pronta recuperação do indivíduo com seqüela de AVE e é de suma importância que seja instituída precocemente. Sem dúvida nenhuma a fisioterapia ocupa hoje um lugar de destaque entre as inúmeras profissõesda área da saúde, pois poucas tiveram um desenvolvimento tão rápido e significativo nos últimos dez anos, ganhando espaço em empresas privadas, associações esportivas, centros de saúde, clínicas e principalmente em hospitais (MOTTA, Erika et al. 2008)
No âmbito hospitalar a fisioterapia passou a ser reconhecida em sua relevância profissional, tornando-se presença obrigatória em especialidadesclínicas, cirúrgicas, serviços de urgência e de terapia intensiva, minimizando assim as complicações decorrentes aos períodos de internação e o seu tempo quando possível. Sendo esta uma ciência aplicada, que tem por objetivo preservar, manter, desenvolver ou recuperar a integridade de órgãos, sistemas ou funções, no AVE, especificamente, ela auxilia na restauração das funções perdidas, levando assim...
tracking img