Sistema nervo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CCBS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - DCB
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA - GEOLOGIA

Geologia da Bacia do Arar


CRATO - CE
2012
Formação Exu
A formação Exu é constituída por uma sequência monótona de arenitos vermelhos, friáveis, argilosos, de granulometria variável, geralmentecaulínicos. Intercalam-se arenitos grosseiros, conglomeráticos, friáveis. Essas litologias estão empacotadas em bancos de acamamento grosseiro, com estratificações cruzadas, constituindo litofácies típicas de depósitos fluviais. As espessuras de Formação Exu, variam de 150 a 200 metros na parte leste da Chapada do Araripe a cerca de 100 metros na sua extremidade oeste, podendo atingir espessuras maiores noslocais onde a formação recobre os baixos estruturais da bacia tectônica neocomiana. Atribui-se tentativamente idade albiana/cenomaniana à Formação Exu, que tem se mostrado afossilífera.

Formação Arajara
Propõe-se aqui a reabilitação do termo Formação Arajara, para designar a sequência de siltitos, argilitos e arenitos finos argilosos, bem estratificados exibindo estruturas sedimentares do tipode marcas onduladas, laminações cruzadas e, eventualmente, estruturas de fluidização. A coloração é variada, predominando os tons de vermelho e amarelo. Os sedimentos da Formação Arajara são indicativos de fácies lacustres-rasas , marginais, onde o fluxo de sedimentos terrígenos suplantava as taxas de subsidência, promovendo assim o assoreamento da bacia e o encerramento do segundo ciclo dedeposição fluvio-lacustre, na Bacia do Araripe. Estudo palinológico realizado por LIMA (1978) indica, para esta seção, idade Abiana e condições climáticas quentes e áridas.

Formação Santana
A Formação Santana foi subdividida em três membros: Crato, Ipubí e Romualdo. O Membro Crato, na parte inferior da formação, é composto da base para o topo por folhelhos cinza e castanho escuro e negros,calcíferos, laminados; calcários micríticos cinza caro e creme, argilosos e finamente estratificados em lâminas paralelas e uniformes. O Membro Ipubí, com espessura média de 30 metros, é formado principalmente por gipsita e anidrita, com leitos de folhelhos escuros intercalados subordinamente. O Membro Romualdo é constituído por intercalações de folhelhos, margas, calcários e lentes de arenitos friáveisesbranquiçados.

Formação Rio da Batateira
A coluna litológica da Formação Rio da Batateira se inicia por espessos bancos de arenitos brancos e amarelos, médios e grosseiros, mal selecionados, com estratificações cruzadas, acamamento irregular, exibindo com frequência clastos alóctones de argilito vermelho, estruturas de cortes-e-preenchimento e crostas ferruginosas. Intercalam-se arenitosmédios a finos, brancos, limpos, bem selecionados, laminados, com estratificações cruzadas de grande porte. A Formação Rio Batateira ocorre apenas nas depressões estruturais, tais como no rifte do Cariri e no rifte soterrado sob a Chapada do Araripe, onde foi perfurado o poço 2 - AR – I – CE. Em ambos os locais a espessura da formação é da ordem de 200 metros.

Formação Abaiara
O termo FormaçãoAbaiara, é aqui proposto para designar a unidade superior do Grupo Vale do Cariri, constituída por intercalações bem estratificadas de arenitos finos, argilosos, micáceos, friáveis, laminados; siltitos e folhelhos, de cores variadas desde amarelos, avermelhados, cinza e esverdeados. O conteúdo paleontológico inclui ostracodes de biozonas indicativas dos andares Rio da Serra/Aratú (Neocomiano). Alitologia e o conteúdo fossilífero desta formação são indicativos de sedimentação em ambientes lacustre raso e fluvial.

Formação Missão Velha
A litologia da formação é composta de arenitos predominantemente grosseiros, mal selecionados, de coloração branca ou amarela, com estratificações cruzadas e leitos conglomeráticos. Nas melhores exposições observam-se de ciclos deposicionais fluviais...
tracking img