Projeto de pesquisa caps ii de floriano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP[pic]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA




AURENY ALVES CAVALCANTE RA: 183919
JESCICLEIDE VIEIRA DA SILVA RA: 176782
KARINNY KRISTIANNE SANTOS DE SOUSA RA: 183908
SARAH DE CASTRO CAMPOS RA: 183867
WALBER DHULLY RODRIGUES PAZ RA: 183934






O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – CAPS II DE FLORIANO –PI NA INSERÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL NO MERCADO DE TRABALHO







FLORIANO - PIAUÍ
2012
1. INTRODUÇÃO

A reabilitação para as pessoas acometidas por transtornos mentais é um processo de intervenção que ocorre simultaneamente em dois aspectos: a desabilitação e a desvantagem. No vocabulário da reabilitação psicossocial, a desabilitação refere-se à perda ou limitação de capacidadesoperativas. A desvantagem significa a resposta dada pela organização social ao sujeito com uma desabilitação, como a desintegração social e o desemprego.
Os serviços responsáveis pelo processo de Reabilitação Psicossocial devem centralizar a intervenção em três eixos principais: moradia, trabalho e o lugar das trocas sociais a rede social. A partir desses eixos ocorre o aumento da capacidade decontratualidade da pessoa, a construção da plena cidadania e firmam-se laços de inclusão social.
Assim, busca intervir sobre a desvantagem, no que se refere ao mercado de trabalho para as pessoas com transtornos mentais, é também papel dos profissionais inseridos no modelo de atenção psicossocial.
Contudo, o projeto de pesquisa busca explorar uma proposta de estudo em relação àsquestões relacionadas com a inserção/reinserção da pessoa com transtorno mental no mercado de trabalho destacando os limites e os desafios. E tem como objetivo mostrar que a pessoa com transtorno mental pode sim, ser inserido no mercado de trabalho, é claro, que com suas limitações, porque são experiências frágeis e de pequena sustentabilidade.










2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Serviço Social advémde uma luta incessante na inserção/reinserção no mercado de trabalho da pessoa com transtorno mental, cabe ressaltar as dificuldades e as experiências que este encontra no cotidiano da prática social.
A inserção do assistente social em saúde mental no Brasil, a partir dos anos 90 tem por determinante o processo de desinstitucionalização da pessoa com transtorno mental, isto é, todo umprocesso de “crítica epistemológica ao saber médico constituinte da psiquiatria” (AMARANTE, 1996, p. 22) e a todo aparato que deu suporte à institucionalização do modelo hospitalocêntrico de atenção a este segmento social, ou seja, todo arcabouço legal, técnico, administrativo e interventivo da psiquiatria clássica.
Conforme defende Gomes (2003):


“é lícito dar um tratamento preferenciala um grupo historicamente discriminado, impedindo que o princípio da igualdade formal – expresso em leis neutras que não levam em consideração os fatores de natureza cultura e histórica – funcione, na prática, como mecanismo perpetuador da desigualdade”. (GOMES, 2003, P. 22)


Reconhecer, no entanto, a situação critica de outros aspectos da identidade da pessoa com transtorno mentalsignifica aplicar, simultaneamente, em várias palcos, sobretudo na esfera cultural, educacional, na dimensão dos direitos humanos, saúde, assistência, o que nem sempre ocorre na sociedade brasileira, dada a tradição histórica de ações fragmentadas e pontuais entre as diferentes políticas publicas.
Ferreti (1988, p. 81) aponta que os aspectos biológico e psicológico, em conjunto, conferem aotrabalho um caráter sociológico, na medida em que indivíduos e grupos congregam no esforço comum, “favorecendo, a um só tempo, o progresso e os vínculos de cooperação e solidariedade, uma vez que o trabalho, além de gerar os artefatos necessários à subsistência do homem, engendra a vida social, sendo simultaneamente por ela determinado”.
Consequentemente, em uma sociedade e cultura em que o...
tracking img