Sistema nervo central

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA NERVOSO CENTRAL

MEDULA ESPINHAL: É funcionalmente um conduíte de informações que se originam da pele, articulações e dos músculos para o cérebro e vice-versa. Na medula estão situadoscircuitos básicos de integração sensorial e motora denominados arcos reflexos. Lesões na medula causam perda de percepção da sensibilidade e paralisia muscular das regiões inervadas por nervos situadosabaixo da lesão: os músculos continuam a funcionar, mas não podem mais ser controlados pelo cérebro.
TRONCO ENCEFÁLICO: Trata-se de uma haste em que o cérebro e o cerebelo se apóiam; possui umacomplexa rede de neurônios que em parte servem de estações de retransmissão do cérebro para o cerebelo e medula e vice-versa.
CÉREBRO: é porção anterior e principal do encéfalo que é formada de doishemisferios; de um modo geral, o cérebro direito recebe informações sensoriais e controla os movimentos do lado esquerdo do corpo e o mesmo acontece em relação ao cérebro direito.
CEREBELO (que significapequeno cérebro) também possui dois hemisférios: está relacionado primariamente com a motricidade possuindo extensas conexões com o cérebro e a medula. Ao contrário do cérebro, cada hemisfério estámais relacionado com o mesmo lado do corpo.



Organização Geral da Medula

A medula tem a forma de um cilindro com uma coluna central de substância cinzenta em forma de H envolta por uma massa desubstancia branca. A substância branca corresponde a feixes de axônios mielinizados que trafegam ascendente e descendentemente integrando funcionalmente a medula e o encéfalo. A substância cinzenta éformada por corpos de neurônios e fibras axonais sem de mielina e está funcionalmente organizada em áreas sensoriais, associativas e motoras. Na substância cinzenta estão os circuitos de neurôniosque processam os sinais nervosos.
A substância branca da medula também apresenta organização funcional de modo que as fibras descendentes e ascendentes trafegam em colunas distintas (tratos,...
tracking img