Sistema kanban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA KANBAN:


O CASO EM UMA INDÚSTRIA DE TELECOMUNICAÇÕES








Jorge Luiz Stelmak [1]


RESUMO



O presente trabalho objetiva verificar se o sistema Kanban atende às expectativas criadas pela área de PCP de uma Indústria de telecomunicações, bem como a aplicação dessa ferramenta para realizar o controle do fluxo de materiais durante o processo produtivo. A pesquisatambém procura mostrar a evolução da ferramenta e o nível de satisfação dos colaboradores com utilização do Kanban. Os procedimentos metodológicos utilizados fundamentam-se em uma pesquisa exploratória realizada por meio de um estudo de caso, tendo uma indústria brasileira de telecomunicações como elemento da pesquisa. Deste modo inicia-se mostrando os aspectos conceituais do sistema Kanban, apósdescrição e análise dos dados e apresentam-se as considerações finais do estudo. O resultado da verificação mostra indicadores importados com a utilização do sistema Kanban e também os fatos que marcaram a implementação da ferramenta. Os benefícios já estão plenamente consolidados na empresa em análise, onde estão destacadas algumas considerações quanto; aos potenciais de utilização do Kanban emoutros contextos.
Com o passar do tempo o uso do Kanban sofreu várias melhorias, entre elas a adoção de novos tipos para o controle do fluxo de materiais. Tais como; o sistema caixan, Kanban eletrônico, etiqueta Kanban e andom. Assim o kanban comprova sua adaptabilidade diante as necessidades da empresa.

Palavras-chaves:Kanban. Fluxo de materiais. Just in time. Planejamento. Produção.

Word-keys:Kanban. Flow of materials. Just in time. Planning. Production.





SISTEMA KANBAN:


O CASO EM UMA INDÚSTRIA DE TELECOMUNICAÇÕES





1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS.

O atual mercado consumidor vem exigindo maiores variedades de produtos, com qualidade e preços compatíveis às necessidades dos clientes. Estas propriedades tornam-se um paradigma para a criação de um ambientecompetitivo, imposto pela globalização e pelos fatores econômicos.
Neste cenário competitivo, as empresas se deparam com a necessidade contínua de racionalizar seus processos, adequando os custos e ao mesmo tempo melhorando a qualidade dos produtos.
Assim o estudo das filosofias voltadas à manufatura se faz de grande valia na indústria contemporânea, principalmente no que se refere áracionalização dos processos e produtos e assim aumentando o valor percebido pelo cliente.
Uma das filosofias que está em voga é o “Just in Time” que busca racionalizar os processo através da simplicidade e o atendimento das necessidades dos clientes, no momento exato e da forma mais adequada possível. Nesta perspectiva, o Kanban é uma ferramenta extremamente importante para a implementação do“Just in Time”, que possui o objetivo de racionalizar o controle de estoques, facilitando a visualização do fluxo de produção e assim melhorando o planejamento e controle da produção.
Neste contexto, o tema escolhido para estudo nesse artigo é o sistema Kanban que; por ser uma ferramenta prática da filosofia Just in Time, representa um sistema logístico de puxar a produção e a movimentação domaterial entre os processos. O Kanban é apenas uma parte de um sistema Just in Time total o qual cria um ambiente que estimula o aperfeiçoamento contínuo na manufatura e a redução do inventário de material em processo.

Observa-se no durante o estudo de caso, que a aplicação do Kanban, de maneira estruturada e prática, auxiliam na redução dos estoques em todos os níveis, minimiza osriscos envolvidos na obsolescência, reduzindo os setup´s e atendendo exatamente às necessidades da organização, com o objetivo de melhorar substancialmente a capacidade disponível sem grandes investimentos.
Em vista disto, a ferramenta proporciona o aumento da produtividade, a diminuição dos custos de armazenagem, a otimização na movimentação de materiais, reduzindo investimentos com...
tracking img