Sistema kanban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA KANBAN

Foi idealizado pela Toyota,na década de 1960, é usado muito nos dias de hoje o objetivo desta técnica são tornar mais simples e rápidas as atividades de programação. O Sistema Kanban busca movimentar e fornecer os itens de produção, à medida que vão sendo consumidos de forma que sejam puxados, ou seja, nenhum material pode ser solicitado antes do estagio anterior.
Esseprocesso foi inspirado no sistema de abastecimento dos supermercados, ou seja, à medida que as prateleiras vão se esvaziando há uma necessidade de reabastecimento. Na maioria das vezes é feita uma sinalização por meio de cartões Kanban em painéis e quadros cada cartão representa um contentor de material que foi utilizado e precisa ser reposto sendo identificado pelas cores verde, amarelo e vermelho.O cálculo do número de cartões kanban para cada item é utilizado o lead time de ressuprimento, a demanda média o estoque de segurança e a quantidade de peças do contentor. Nunca se deve confundir Kanban com Just-in-time, ou seja, o Kanban completa o Just-in-time que engloba um conjunto de ferramentas que servem para identificar e combater os desperdícios na produção, ou seja, o sistema kanban porsi não reduz estoques apenas limita seu nível a um valor máximo sendo necessário a aplicação de ferramentas e programas de melhoramento continuo.

INTRODUÇÃO

O sistema Toyota de produção tendo seu nome de kanban foi desenvolvido pela Toyota Motors Company sob a coordenação do vice presidente Taiichi Ohno o objetivo era tornar simples e rápida as atividades de programação controle eacompanhamento da produção em lotes em relação a complexibilidade Ohno declara:
Que o excesso de informação gerada pelos computadores não é de modo algum necessário na produção. Receber informações muitos rápidas resulta na entrega de matérias primas causando o desperdício. Na Toyota não rejeitamos os computadores porque ele é essencial para planejar os procedimentos de sincronização deprodução e calcular o numero de peças diariamente usamos os computadores no dia a dia mais sem sermos manipulados por ele.
O sistema kanban busca movimentar e fornecer itens de produção apenas na medida em que forem consumidos um exemplo é uma residência onde temos o fornecimento de água, luz gás, energia elétrica onde o produto fornecido é pago apenas na quantidade utilizada sem a necessidade deestoque, ou seja, se baseia apenas em Puxar os itens necessários apenas quando for necessário.

CARACTERISTICA DO SISTEMA KANBAN

Há uma seqüência na produção formada por varias fases de montagem o produto passa por varias etapas até ser transformado em produto final, o Kanban limita o valor Maximo de estoque a através de um controle visual.

PUXAR OU EMPURRAR A PRODUÇÃO

Nosistema Kanban, os estoques só entram na empresa, ou seja, são produzidos por um processo interno de acordo com as linhas que podem absorver sendo produção puxada em relação aos estoques.

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA KANBAN

O abastecimento dos estoques no sistema Kanban é feito por meio de sinalização visual, na maioria das vezes essa sinalização é feita por meio do cartão kanban podendoser classificados em dois grupos distintos sendo:

CARTÃO KABAN DE PRODUÇÃO
Autorizam a montagem de determinados lotes de itens.

CARTÃO KANBAN DE REQUISIÇÃO
Autoriza a movimentação de lotes entre clientes e fornecedores de determinado item podendo ser requisição de cartão Kanban interno ou externo.

TIPOS DE CARTÕES KANBAN
O Kanban é responsável pela comunicação dosistema, o estoque é dividido e colocado em contentores com a mesma quantidade, desta forma todo o estoque do kanban passa a ter um numero fixo de contentores com a mesma quantidade, ou seja, cada contentor tem um cartão diferente que o represente, cada cartão seria um contentor de material. Em cada cartão estão escritas as informações necessárias, o código a descrição de peças e a quantidade que...
tracking img