Trabalho tga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam. (Bernard Shaw)

ABORDAGEM CLÁSSICA ABORDAGEM NEOCLÁSSICA ABORDAGEM ESTRUTURALISTA

ABORDAGEM SISTÊMICA
1

Profa. Roselandia C. Rocha

 Apresentar o significado da palavra
administração.

 Esclarecer o papel e a importância daadministração para todos os tipos de organizações sociais da administração.

 Esclarecer as relações entre a teoria e a prática
 Sintetizar os principais eventos e idéias da
história da administração.

Recursos

Processo/ Funções

Decisões

ADMINISTRAÇÃO
Carreira

Organização

Empresa
3

Gerentes
Aumento da eficiência e dos Lucros

Funcionários
Bons salários eestabilidade Preço, qualidade

Acionistas
Crescimento nos Ganhos

Clientes Organização
Pronto Pagamento

Autoridades locais da comunidade

Práticas socialmente responsáveis

Fornecedores
Conformidade Legal

Agências Reguladoras Governo

4

TO - CONCEITOS INTRODUTÓRIOS
Organização: É uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. TeoriaOrganizacional: é o corpo de conhecimentos a respeito das organizações e do processo administrativo. Seu objetivo é entender as organizações e os administradores , para poder explicá-los. (Maximiniano, 1997, p. 20)

Por que estudar Teoria das Organizações ? • Apresenta uma evolução histórica do estudo da ciência da administração. • Pode proporcionar uma apreciação e um conhecimento do que estáacontecendo nas organizações.

5

TO - CONCEITOS INTRODUTÓRIOS
Administrar: é planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades de uma
organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa.

Níveis Administrativos
Institucional
Intermediário Alta Direção Gerência

Habilidades Necessárias
Conceituais Humanas

Operacional

Supervisão

Técnicas
6

HABILIDADES DO ADMINISTRADORCapacidade de utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos para o desempenho de tarefas específicas. Capacidade e facilidade para lidar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas. Capacidade de compreender a complexidade da organização como 7 um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes.

TÉCNICA

HUMANA

CONCEITUAL

ASCINCO VARIÁVEIS BÁSICAS DA TO

TAREFAS
ESTRUTURA ORGANIZAÇÃO AMBIENTE TECNOLOGIA
8

PESSOAS

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA TO Influência dos filósofos Influência da organização da igreja católica Influência da organização militar Influência da revolução industrial Influência dos economistas liberais Influência dos pioneiros e empreendedores
9

TO

O filósofo grego Sócrates (470 a.C. 399a.C) em sua discussão com Nicomaquis, expõe o seu ponto de vista sobre a administração:
“Sobre qualquer coisa que um homem possa presidir, ele será, se souber do que precisa e se for capaz de provê-lo, um bom presidente, quer tenha direção de um coro, uma família, uma cidade ou um exército. Não é também uma tarefa punir os maus e honrar os bons? Portanto, Nicomaquis, não desprezeis homens hábeisem administrar seus haveres...” Platão (429 a.C 347 a.C) Autor do livro A República, expõe o seu ponto de vista sobre a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos. Aristóteles foi o criador da Lógica. No seu livro política, estuda a organização do Estado e distingue três formas de Administração pública: Monarquia, Aristocracia e Democracia. Francis Bacon (1561-1626)filósofo e estadista inglês, considerado o fundador da Lógica Moderna, baseada no método experimental e indutivo. Antecipou-se ao princípio conhecido em Administração como “principio da prevalência do principal sobre o acessório”.

René Descartes (1596-1650), um filósofo, matemático e físico francês. Em seu livro O Discurso do Método, qual descreve os preceitos do seu método filosófico, hoje...
tracking img