Sistema kanban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Sistema Toyota de Produção (STP), sob nome de kanban, foi desenvolvido na década de 60, pela Toyota Motors Company, sob a coordenação de seu então vice-presidente Taiichi Ohno, autor da seguinte declaração:

Muito do excesso de informações geradas por computadores não é, de modo algum, necessário para a produção. Receber informações muito rápidas resulta na entrega precoce dematérias-primas, causando desperdício. Informações em excesso causa confusão na área de produção.
O sistema de produção em massa dos EUA, tem utilizado computadores extensa e efetivamente. Na Toyota, não rejeitamos o computador, porque ele é essencial para planejar os procedimentos de sincronização da produção e calcular o numero de peças necessárias diariamente. Usamos o computador livremente,como uma ferramenta, mas tentamos não ser manipulados por ele.

Foi a partir da necessidade de manter o nível de melhorias, que o sistema Kanban foi desenvolvido pela Toyota. O Kanban tornou-se um instrumento eficaz para apoiar o funcionamento do sistema de produção como um todo. É aplicável em sistemas de produção discreta e repetitiva, ou seja, de produtos standardizados e na produção deprodutos cuja procura seja relativamente estável, sendo condição essencial que o processo de produção esteja organizado em fluxo. Podemos dizer que o método Kanban é um método de "puxar" a produção a partir da procura, isto é, o ritmo de produção é determinado pelo ritmo de circulação de Kanban’s, o qual, por sua vez, é determinado pelo ritmo de consumo dos produtos, no sentido jusante do fluxo deprodução.
Embora não contribua, necessariamente, para a redução dos níveis de estoques, ele gera um ambiente de produção dentro do qual é possível implantar melhorias neste sentido, busca movimentar e fornecer os itens de produção apenas na medida em que estes vão sendo consumidos.

I. HISTORICO
A crise do petróleo em 1973, seguida pela recessão, afetou governos, empresas e sociedades no mundointeiro. Em 1974 a economia japonesa já havia caído para um nível de crescimento zero e muitas empresas estavam com problemas. Mas na Toyota Motor Company, embora os lucros tenham diminuído, ganhos maiores do que os de outras empresas foram mantidos em 1975, 1976 e 1977. A diferença, cada vez maior entre ela e as outras companhias, fez com que as pessoas perguntassem sobre o que estaria acontecendo naToyota. Depois da segunda guerra mundial o Japão iniciou sua entrada no mercado mundial. Impulsionadas pela concorrência natural deste mercado, as empresas japonesas tinham necessidade de melhorar sua produtividade baixando seus custos. Alem disso, a economia do Japão precisava ser re-equilibrada, era séria a recessão da época naquele país.
As características do mercado tradicional deabastecimento já eram conhecidas como desvantajosas, sendo: falhas na previsão, erros no preenchimento de formulários, problemas com equipamento, etc.

Supermercado???

A idéia do kanban surgiu, no Japão, a partir da observação da operação dos supermercados americanos. Taiichi Ohno observou varias atividades dos supermercados, e atentou para o sistema de reposição de mercadorias. Quanto ascaracterísticas principais, foram percebidas por ele:
* As mercadorias são retiradas pelo próprio consumidor = o controle do estoque pode ser feito diretamente por quem vai utilizar o material;
* As mercadorias são distribuídas em prateleiras = o controle poderia ser realizado diretamente com base na proporção de espaço destinado cada item;
* A reposição é feita de acordo com a demanda = oreabastecimento do estoque poderia ser realizado por meio de controle visual, por qualquer pessoa, sem necessidade de maiores controles computacionais.
* As informações necessárias são apresentadas em um cartão = cada produto tem seu local e espaço definido de forma visual.
Com estas observações, Ohno imaginou uma forma de adaptar o sistema de abastecimento utilizado no supermercado às linhas de...
tracking img