Do mundo da leitura para a leitura do mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
a FAMÍLIA E APRENDIZAGEM ESCOLAR
Na história do Brasil, a família passou por períodos distintos ,os quais se relacionavam o contexto sociocultural e econômico no país.
No Brasil-colônia, marcado pela escravidão e pela produção rural as exportações, o modelo era uma família extensa , patriarcal e os casamentos baseavam-se em interesses econômicos.Nas últimas três décadas, a tradicional divisão de papéis entre o homem e a mulher teve grandes alterações .
As mulheres pleiteiam as mesmas faculdades e ocupam espaços cada vez maiores no mercado de trabalho.
A mulher fez um movimento que lhe garantiu uma posição diferente no mundo. O problema parece surgirquando por não enfrentar sua nova condição, a mulher se cobra e faz coisas demais, como uma espécie de punição por ter abandonado os filhos, passando tanto tempo fora de casa.’
como a estrutura familiar atual interfere na educação dos filhos?
Deste questionamentos surgem outros: A aprendizagem escolar possui relação com a família? Como aescola pode auxiliar, no contexto familiar , a aprendizagem dos filhos?
A partir das últimas décadas do século XIX, identifica-se um novo modelo de família .
O homem continua detentor da autoridade , enquanto a mulher assume uma nova posição ‘’dona de casa.” Desde cedo, a menina é educada para desempenhar seu papel de mãe e esposa, zelar pelaeducação dos filhos e pelos cuidados com o lar.
A família É indispensável á garantia da sobrevivências e da proteção integral dos filhos , independentemente da estrutura familiar, ou da forma como vêm se estruturando. É a família que propicia a construção dos laços afetivos e a satisfação das necessidades no desenvolvimento da pessoa. Ela desempenha um papel decisivo nasocialização e na educação. É na família que são absorvidos os primeiros saberes, e onde se aprofundam os vínculos humanos.
A família tem sido, e será a matriz do desenvolvimento da personalidade e do caráter das pessoas.
Os pais são responsáveis pela sustentação emocional dos filhos,para que estes encontrem sucesso na aprendizagem escolar, orientandos –ospara lidar com as frustações em relação aos modelos de aprendizagem formal.
A reorganização das pessoas em grupo é um processo constante, pois é através dela que acontece a evolução pessoal e a estrutura necessária à formação de novas bases e identificações.
A criança precisa de segurança, estabilidade, afetividade e compreensão para sentir-seadequada diante dos processos de aprendizagem.
É no sistema familiar que são expressas as inquietações, as conquistas, os medos e as metas pessoais. Para tanto, é necessário preservar a individualidade dos seus membros e, ao mesmo tempo, o sentimento coletivo . Isso representa uma forma de apoio mútuo em família.
Mas, não basta nascer ecrescer, essa criança ou adolescente necessita do apoio da família e de um lugar na relação parental.
Nesse sentido, o sujeito vai constituindo sua maturidade e iniciando o processo de individuação, poderíamos dizer que a família é uma célula reprodutora de outras, pois o indivíduo ao atingira maturidade e individuação irá formar outra célula, no caso, outra família.
A criança deve ter suas necessidades básicas satisfeitas, receber afeto, usufruir do aprendizado permita tornar-se um ser capaz de viver em sociedade. Entende-se a família como sendo uma...
tracking img