Sistema imune

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

YAN MAIA DE QUEIROZ

SISTEMA IMUNE

BELÉM – PA
2011

YAN MAIA DE QUEIROZ

SISTEMAIMUNE

Resenha apresentado ao Curso de Tecnologia em Radiologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade da Amazônia como requisito de pontuação para o 2 NI da disciplina deMorfofisiologia.

BELÉM – PA
2011

Resenha
TORTORA, G. J. e Grabowski, Sandra Reynolds. Corpo humano: fundamentos da Anatomia e Fisiologia. 6º edição. Capitulo 17. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Nestapesquisa foram abordados dados relativos ao Sistema Imune e fala-se também do Sistema Linfático, que juntos fornecem e proporcionam as defesas do corpo contra agentes patógenos e promovem o reparo detecidos danificados.
Inicialmente os autores descrevem os componentes e as principais funções do o sistema linfático, juntamente com descrição e organização dos vasos linfáticos e a circulação dalinfa. Só depois desse assunto que se inicia o sistema imune.
Nesse tema abordam-se dois tipos de defesas: as inatas e as adaptativas, que tem como objetivo descrever os tipos de resistênciasinespecíficas e específicas e também compará-las. Além de conceituar imunidade e explicar a relação entre antígeno e ântico corpo.
Os linfonodos, o baço e o timo são os órgãos desse sistema que inclui aindaa linfa e os vasos linfáticos. Ele drena o excesso de fluido dos espaços tissulares, devolve as proteínas que escaparam do sistema circulatório, transporta lipídeos e vitaminas e confere imunidade. Ofluido intersticial que banha as células é chamado de linfa quando está nos vasos e possui menos proteína que o plasma. Os vasos possuem mais valvas que as veias.
Os linfonodos estão ao longo dosvasos linfáticos e filtram a linfa. O baço é a maior massa de tecido linfático produz linfócito B, e o timo, linfócitos T. Resistência inespecífica é uma ampla variedade de respostas corporais como...
tracking img