Planos de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Título: A importância da água
Autor: Luiz Casca
Email: http://www.gease.pro.br/contato.php
Tema: nutrição
Adicionado em: 29/05/2002
Este artigo foi elaborado em função do
Grupo de EstudosAvançados em Saúde e Exercício - GEASE

O nosso corpo é composto essencialmente de água, por isso esta substância é tão importante e necessária à manutenção de uma vida saudável. Podemos passar bastantetempo sem nos alimentar, mas sem água morreríamos em poucos dias. A água constitui de 40 a 60% do peso corporal de um indivíduo, interferindo no transportes de nutrientes, na eliminação de substratostóxicos advindos do metabolismo energético e na termorregulação através do suor.

É importante lembrar que precisamos ingerir uma quantidade mínima de água para manutenção das funções hemodinâmicas, eesta quantidade mínima vai além da sensação de sede, pois a sede é uma expressão do corpo no momento em que já está entrando em desidratação, ou seja, precisamos ter uma preocupação constante com oato de beber água. Para se ter uma idéia mais precisa do que isto significa, um atleta submetido a atividades físicas prolongadas, como uma maratona, por exemplo, pode chegar a perder 2 litros de águapor hora! E esta perda hídrica certamente interfere no desempenho físico, estima-se que ocorra 20% de redução no rendimento a cada 2% de peso corporal perdido sob a forma de água, podendo chegar até60% quando este valor atinge 4% do peso corporal. Em atividade física a reidratação deve ocorrer em períodos não superiores a 20 minutos, com doses de 150 a 200 ml. Lembrando que está relação dependeráde outros fatores externos como, por exemplo, a intensidade da atividade, a temperatura, a umidade externa e o metabolismo corporal.

Pois é, em breve entraremos no período de seca em Brasília enesta época do ano precisamos ter especial atenção com a hidratação de nosso corpo, pois a umidade do ar atinge valores semelhantes à de desertos. Devemos evitar também atividades físicas nos...
tracking img