Sistema financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os intermediários financeiros
Os intermediários financeiros têm como função facilitar a circulação da moeda através do sistema econômico, recebendo a moeda em excesso dos agentes superavitários(estes recebem taxas de juros de aplicação financeira em troca) e emprestando esses recursos aos agentes deficitários, recebendo uma taxa de juros de empréstimo, realizando a intermediação financeira.Com isso, é realizado o spread, que equivale a remuneração do intermediário financeiro pela sua atuação na intermediação.
Ao participar da intermediação financeira, os intermediários realizam astransformações de tamanho, de vencimentos e de risco. Além disso, eles são divididos em dois grupos: os intermediários monetários (bancários) e os intermediários não monetários (não bancários). Ambos ostipos são constituídos por diversas entidades. Os intermediários financeiros são compostos principalmente pelos bancos comerciais, pelos bancos múltiplos, pelas caixas econômicas e pelas cooperativas decrédito, enquanto os não monetários são formados pelos bancos de investimento, pelas sociedades de arrendamento mercantil, pelas sociedades financeiras, pelas associações de poupança e empréstimos epelas seguradoras.

As instituições auxiliares
Tem como objetivo auxiliar ou facilitar as transações entre investidores e poupadores, aumentando a liquidez de determinados ativos negociados nomercado financeiro. Essas instituições são: As sociedades corretoras de valores mobiliários (CTVM), que efetuam a intermediação e a distribuição de títulos e valores mobiliários na Bolsa de valores, asSociedades distribuidoras de valores Mobiliários (DTVM), que tem funções muito parecidas com as das CTVM, diferindo apenas no fato de não terem acesso as Bolsas de Valores e de Mercadorias, a Bolsa deValores: BM&FBOVESPA S.A., a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e o Selip e o Cetip, que são câmaras de compensação de títulos.

As instituições especiais
São instituições que possuem...
tracking img