Escopo empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PPI





O empreendedorismo no Brasil





Pré-projeto fase 01





Escopo do projeto a ser desenvolvido durante o 6° semestre do curso de Administração, dentro do módulo PPI (Projeto profissional Interdisciplinar)







Aluno RA

Dario Cardoso Machado Neto 1015101

Eveline Cristina da Silva 0910617









15/12/2011


ÍndiceIntrodução 1

Apresentação e justificativa do trabalho 1

Objetivo 5

Desenvolvimento 6

Referências bibliográficas 6










Introdução




Apresentação e justificativa do trabalho


De acordo com o dicionário eletrônico Wikipédia, empreendedorismo é o movimento de mudança causado pelo empreendedor, cuja origem da palavra vem do verbo francês “entrepreneur” quesignifica aquele que assume riscos e começa algo de novo. Apesar do empreendedorismo estar cada vez mais em evidência nos artigos, revista, internet, livros e aparentar ser um termo “novo” para os profissionais, é um conceito antigo que assumiu diversas vertentes ao longo do tempo.

O termo empreendedorismo tem muitas origens, de acordo com o campo de atuação dos pesquisadores, que utilizarão osprincípios de suas próprias áreas de interesse para constituir cada conceito. Essas duas correntes principais contêm elementos comuns à maioria delas: a dos economistas que dedicaram seus estudos ao gerenciamento dos negócios na empresas e que definiram como pessoas que corriam riscos, investiam seu capital próprio e negócios, e a dos comportamentalistas que enfatizam os aspectos atitudinais como acriatividade e a intuição.

Com as mudanças históricas, o empreendedor ganhou novos conceitos que, na verdade, são definições sob outros ângulos de visão sobre o mesmo tema. A definição atual diz que se caracteriza a ação empreendedora em todas as suas etapas, ou seja, criar algo novo mediante a identificação de uma oportunidade, dedicação e persistência na atividade que se propõe a fazer paraalcançar os objetivos pretendidos e ousadia para assumir os riscos que deverão ser calculados.

Ou seja, os empreendedores são visionários, dotados de idéias realistas e inovadoras, baseados no planejamento de uma organização, intervêm no planejado e propõem mudanças. Ele deve conduzir ao desenvolvimento

econômico gerando e distribuindo riquezas e benefícios para a sociedade.

Porém, oempreendedor está agindo dentro de um contexto internacional muito diferente daquele vivido pelos empresários pioneiros das primeiras décadas do século passado. As mudanças no ambiente internacional estimulam cada vez mais a integração econômica entre países. A formação dos blocos econômicos, por exemplo, ampliam as fronteiras do comércio e criam zonas multi-países de livre mercado.

Portanto, paraser bem sucedido, o empreendedor não deve apenas saber criar seu próprio empreendimento. Deve também saber gerir seu negócio para mantê-lo e sustentá-lo em um ciclo de vida prolongado e obter retornos significativos de seus investimentos. Isso significa administrar, planejar, organizar, dirigir e controlar todas as atividades relacionadas direta ou indiretamente com o negócio (CHIAVENATO).Também temos bons exemplos de empreendedores no setor público, onde possuem características próprias no que diz respeito aos métodos de gestão, sejam de recursos materiais ou humanos. Os procedimentos administrativos normalmente se fazem burocráticos e muitas vezes demorados, mas a área pública fomenta o espírito empreendedor do seu funcionalismo. Nesse caso, o objetivo passa a ser a agilidade naexecução das obras e dos serviços, com atendimento de qualidade e bom uso dos recursos que são de todos nós.

O conceito de empreendedorismo não teve grande variação no tempo. Existe, normalmente, uma confusão entre empreendedores e administradores, porém a partir do levantamento bibliográfico realizado percebeu-se que, nem sempre um administrador é empreendedor e vice-versa, mesmo que isso seja...
tracking img