Sistema de reconhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O reconhecimento motiva colaboradores?
Por Patrícia Bispo para o RH.com.br
Hoje, as empresas competitivas têm direcionado iniciativas no campo motivacional, com o objetivo de estimular os profissionais a fazerem parte do time e, com isso, alcançarem uma melhor performance. As ações direcionadas à motivação são as mais variadas e dependem da realidade de cada organização, bem como dos objetivosalmejados. Há companhias, por exemplo, que investem em programas de qualidade de vida, treinamentos lúdicos, além de iniciativas focadas ao reconhecimento pelo engajamento dos funcionários.
Na MRS Logística S.A., por exemplo, foi lançado em março de 2009 um programa de reconhecimento para os colaboradores, direcionado na importância do trabalho em equipe, no direcionamento de esforços paraalcançar resultados, na redução de custos e na busca pela excelência na manutenção. Para colocar tirar o programa "Campeonatos 2009 da Diretoria de Engenharia e Manutenção" do papel e levá-lo para a prática, o primeiro passo da companhia foi criar um Comitê Gerencial, formado por facilitadores de todas as gerências corporativas envolvidas no processo.
A partir da formação do Comitê Gerencial foipossível estabelecer regras, criar oportunidades e critérios de avaliação que estão diretamente relacionados aos objetivos organizacionais da MRS, levando-se em consideração as especificações de cada setor. O público-alvo da iniciativa é composto por cerca de 900 colaboradores que atuam na Diretoria de Engenharia e Manutenção da companhia.
A MRS Logística é uma concessionária que controla, opera emonitora a Malha Sudeste da Rede Ferroviária Federal. A empresa atua no mercado de transporte ferroviário desde 1996, quando foi constituída, interligando os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. São 1.643 quilômetros de malha - trilhos que facilitam o processo de transporte e distribuição de cargas numa região que concentra aproximadamente 65% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil eestão instalados os maiores complexos industriais do país. Pela malha da MRS também é possível alcançar os portos de Sepetiba/RJ e de Santos/SP (o mais importante da América Latina).
Objetivos definidos - De acordo com Taine Graciele Machado, coordenadora de Engenharia e Manutenção da MRS, ao instituir o programa de incentivo a companhia determinou como principais objetivos:
1 - Garantir umagestão efetiva das nossas rotinas de trabalho, pois com uma rotina de trabalho bem controlada é possível garantir resultados sustentáveis com menor necessidade de esforços e recursos.
2 - Criar mecanismos de reconhecimento e recompensa para aqueles colaboradores que não têm metas individuais, premiando o bom desempenho e a boa gestão. Dessa forma, a organização conseguiu avaliar a contribuição daspessoas e das equipes para o resultado da empresa, premiando aquelas que contribuem mais.
3 - Fortalecer o "Espírito de Equipe", através de regras e indicadores que valorizam o resultado da equipe como um todo e que promovem uma competição sadia entre diferentes equipes. Através da busca contínua pelos melhores resultados, as equipes conduzirão a empresa para novos patamares de excelênciaoperacional.
Para participar do programa, os profissionais precisam estar enquadrados a algumas regras, dentre as quais: não ter sofrido penalidade de afastamento; de forma nenhuma esteja envolvido com acidentes ferroviários por falha funcional; o número de faltas não seja igual ou superior a dois dias de trabalho sem justificativas e, por fim, o funcionário de maneira alguma tenha sofrido acidentepessoal por negligência.
Comunicação interna do programa - Um dos grandes desafios enfrentados pela MRS para implantar o programa esteve relacionado ao fato das equipes atuarem em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Era preciso fazer com que as informações sobre o programa chegassem do mecânico - que atua dentro de uma oficina e que tem acesso ao computador - até às pessoas que fazem...
tracking img