Sistema de reconhecimento de voz em java

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

1 INTRODUÇÃO

O reconhecimento eletrônico de fala é um campo em destaque na atualidade por ser aplicável em diversos setores. Em computadores, por exemplo, o desenvolvimento de interfaces homem-máquina controladas pela voz, permite substituir, em certas aplicações, as interfaces tradicionais tais como teclados, painéis e dispositivos similares. Com o desenvolvimento desta tecnologia,diversas tarefas poderiam ser realizadas de maneira mais natural e com algumas vantagens. A execução de tarefas sem o uso das mãos, traz conforto e possibilidades funcionais de acesso no acionamento de qualquer equipamento elétrico por meio de comandos de voz. Assim os usuários seriam beneficiados, por exemplo, pela maior autonomia e possível redução de Lesões por Esforço Repetitivo (LER). Um dosexemplos de aplicação é o uso de comandos de voz em telefones celulares para efetuar chamadas. Vários modelos de celulares permitem realizar uma chamada apenas dizendo um nome que esteja em sua agenda. Exemplos de modelos com essa função são os modelos: NOKIA 5310, NOKIA 6101 e o MOTOROLA Z3. Outro exemplo foi um protótipo de casa equipada com sistemas de comando de voz. Neste protótipo, o usuário diz:- “Acende Luz” - e a luz elétrica do ambiente é acesa (FOLHA DE SÃO PAULO, 2003). A Google, empresa desenvolvedora de tecnologias para web, lançou um programa de reconhecimento de voz, que transcreveu parte dos vídeos de discurso dos candidatos à presidência, nas eleições Americanas, por meio do reconhecimento das palavras. Há possibilidade de o usuário pesquisar uma palavra e a mesma cair noponto exato do vídeo.(IMASTERs, 2008) Uma pesquisa realizada pelo grupo Evans Group, com 250 clientes da Empresa Nuance, líder em desenvolvimento de software de reconhecimento de voz para centrais telefônicas, apontou que 83% dos usuários preferem utilizar o reconhecimento de voz, a discar e 74% preferiam atendimentos dirigidos ao invés de falar com atendentes. A utilização de síntese ereconhecimento de voz permite o uso dessa tecnologia na automação de Ramais de atendimento inteligentes. (EVANS GROUP, 2005).

2

1.2 OBJETIVO GERAL

Implementar um sistema de reconhecimento de comandos de voz para acionamento de dispositivos eletrônicos externos ao computador.

1.3 OBJETIVOS ESPECIFICOS

Apresentar API Java para tratamento de voz em aplicações; Apresentar a Porta Paralela, comointerface de comunicação; Desenvolver um software para simular o acionamento de dispositivos eletrônicos, usando um protótipo de porta paralela, utilizando comandos de voz;

1.4 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

Este trabalho está organizado da seguinte maneira: nos capítulos 2, 3, 4 e 5 são abordados conceitos necessários para o desenvolvimento do trabalho. No capítulo 6 é descrito o desenvolvimento. Nocapítulo 7 são descritos os resultados. E no capítulo 8 têm-se a conclusão do trabalho.

3

2 ÁUDIO

Este capítulo aborda como é produzido o áudio, elementos básicos do áudio, áudio analógico e áudio digital.

2.1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE ÁUDIO

O som é um fenômeno físico composto por vibrações que transmitem energia. Esta energia se propaga de forma ondulatória. Por sua característicafísica de onda, o som precisa de um meio material para ser propagado, não sendo possível sua propagação no vácuo (ausência de matéria). (PAULA FILHO, 2000). Os elementos básicos de estudos do áudio são:

1

Amplitude: É a quantidade de energia produzida por um som qualquer ao longo do tempo. Esta energia é media em decibéis (unidade de medida de níveis de sinais de áudio). Conforme a amplitudede uma onda sonora aumenta, o volume do som cresce.

2

Freqüência: É o número de oscilações da onda em um determinado período de tempo. A unidade geralmente utilizada para medir a freqüência é o Hz (oscilações por segundo). A Figura 2.1 representa um exemplo de Amplitude e Freqüência.

Figura 2.1: Exemplo de Amplitude e Freqüência (Stefanelli, 2003-2008)

4

3

Timbre: É o formato...
tracking img