Sistema cacerario brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Caserário Brasileiro
O sistema carcerário no Brasil é conhecido especialmente por suas deficiências, como por exemplo, a insalubridade e superlotação das celas, fatores que auxiliam naproliferação de epidemias e ao contágio de doenças, dentre elas o HIV, uma vez que se estima que cerca de 20% dos presos brasileiros sejam portadores da doença.
“É um sistema altamente ineficiente. Cercade 70% das pessoas que passam por ali reincidem. Em vez de ser algo benéfico para a reestruturação dos indivíduos, ele é um retroalimentado da criminalidade”, afirma o doutor em Segurança Pública eespecialista em superlotação carcerária Alexandre Ferreira Rocha.
Ao todo, o país tem 515 mil presos confinados em apenas 306 mil vagas e estima-se que 165 mil condenados com mandados de prisãoexpedidos estão nas ruas por falta de espaço nos presídios. “Temos uma política muito punitiva. É um sistema que tem que passar por ajustes imediatos”, destaca o pesquisador.
Atualmente milhares de presoscumprem pena de forma subumana em celas superlotadas, apinhados uns sobre os outros. O sistema carcerário se propõe a recuperar e reeducar os presos e prepará-los para retornar à sociedade e setornarem produtivos para que não reincidam em práticas delituosas.
Infelizmente isso não ocorre, e cada vez mais encontraram presos reincidentes. Os presos ficam na maior parte do tempo ociosos na maioriados presídios, eles só se movimentam na hora do jogo de futebol. Não há assistência médico-odontológica, psicológica e nem por assistentes sociais junto aos familiares. O que a sociedade lucra comisso? Nada, apenas mais violência.
O custo por apenado é bem elevado nas nossas cadeias, em torno de R$ 300,00 (em média) para manter um status degradante e angustiante no seio dessasinstituições. Quem vai a uma penitenciária sente o clima degradante que reina e que entra em nossa alma e impregna e que não nos deixa por alguns dias consecutivos à visita. Será que o dinheiro destinado à...
tracking img