Cosumismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Consumo Compulsivo (Oneomania)

A oneomania é uma desordem psicológica que domina a pessoa, levando-a a comportamentos extremamente inadequados podendo chegar a grandes prejuízos financeiros. A pessoa não tem culpa da sua compulsão, ela não consegue se controlar é como o viciado em jogo ou em alguma droga.

Com o aparecimento dos grandes centros de compras, a facilidade de se conseguirfinanciamento, a utilização do cartão de credito, do cheque especial, o poder da mídia e da propaganda e marketing, o distúrbio foi ficando mais evidente. Afinal, as pessoas nunca tiveram tanto acesso aos bens de consumo como têm hoje.

A pessoa sente uma enorme pressão para fazer compras baseadas em uma profunda carência afetiva, sentimento de frustração, mais, um enorme vazio dentro de si eansiedade descontrolada.

Os compradores compulsivos, no período que antecede o comportamento do consumo, apresentam reações físicas próprias da ansiedade como:

Taquicardia, a sudorese, irritação e agressividade.

Essa ansiedade só diminui durante o ato de comprar, ou imediatamente após a mesma, seguida por sentimentos de culpa e remorso e, finalmente por baixa autoestima.

A oneomania é umdistúrbio bastante controvertido do ponto de vista psiquiátrico e psicológico, porém, tem sido caracterizado como um transtorno de ansiedade e classificado dentro dos transtornos do impulso. Além de sua compulsão em comprar, as pessoas que sofrem de oneomania, apresentam outros tipos de impulsividades e descontrole, fazendo tudo com exagero.

Ao comprar acabam adquirindo um determinado tipo de objeto,por exemplo 100 pares de sapatos, 200 gravatas ou 1000 cd´s, podendo gastar em um único dia, um talão de cheques.

Segundo estudiosos, de modo geral, apenas 20% das compras ou contratação de serviços são realmente imprescindíveis. Os outros 80% são realizados por motivos ou situações diversos como: impulsos incontroláveis, ingenuidade, imaturidade, influência da propaganda e até problemas decomportamento que fazem com que o consumidor acabe gastando mais do que o necessário.

É interessante avaliar o que nos leva a comprar, não apenas o indispensável para sobreviver, mas produtos cuja finalidade ou utilidade são prescindíveis.

Tudo o que compramos satisfaz de alguma forma às nossas necessidades, seja para saciar a fome, a sede, realizar desejos, interesses, vaidades, proporcionarconforto, lazer ou satisfação pessoal. Entre os indicadores para se saber se alguém é oneomaniaco, podemos citar: 

- não resistir ao impulso de comprar;

- gastar mais do que o planejado, ou que o prejudica financeiramente;

- pedir dinheiro emprestado com frequência;

- utilizar-se de estratégias escusas para se livrar das dívidas;

- precisar efetuar a compra de qualquer maneira;

-assumir dividas muito maiores do que a renda mensal.

As pessoas geralmente não se dão conta de serem possuidoras deste distúrbio, acreditando ser algo momentâneo do qual terá controle da próxima vez, porém a cura não depende somente de esforço. Exige um tratamento adequado, pois neste caso tratamos com pessoas altamente ansiosas.
Tratamento
Compradores compulsivos devem buscar atendimentopsiquiátrico e frequentar sessões de psicoterapia para tratar o problema, afirmam os médicos.
Os grupos de ajuda são uma alternativa a mais para auxiliar neste problema, recomenda os psicólogos.
O fundamento do grupo é o mesmo dos Alcoólicos Anônimos. Estabelecendo passos para vencer o vício. O primeiro deles é admitir ter compulsão para consumo.
Segue-se o mesmo ritual, apenas trocando otermo “álcool” por “endividamento compulsivo”.
Com o compartilhamento de experiências e apoio mútuo do grupo aprende-se maneiras de se controlar.


























Conclusão
Essa doença é uma consequência da sociedade em que vivemos, se formos olhar ao nosso redor tudo a nossa volta a uma publicidade aonde o principal objetivo é fazer...
tracking img