Sistema articular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANATOMIA HUMANA
ANATOMIA SISTÊMICA – SISTEMA ARTICULAR
UMA JUNTA OU ARTICULAÇÃO É A UNIÃO ENTRE DOIS OU MAIS OSSOS OU PARTES RÍGIDAS DO ESQUELETO. AS ARTICULAÇÕES EXIBEM VÁRIAS FORMAS E FUNÇÕES. ALGUMAS ARTICULAÇÕES NÃO TÊM MOVIMENTO; OUTRAS PERMITEM APENAS PEQUENO MOVIMENTO, E ALGUMAS SÃO LIVREMENTE MÓVEIS, COMO A ARTICULAÇÃO DO OMBRO (GLENOUMERAL).
CLASSIFICAÇÃO DAS ARTICULAÇÕES
TRÊSCLASSES DE ARTICULAÇÕES SÃO DESCRITAS DE ACORDO COM A FORMA OU O TIPO DE MATERIAL PELO QUAL OS OSSOS SÃO UNIDOS.
1- ARTICULAÇÕES SINOVIAIS;
2- ARTICULAÇÕES FIBROSAS;
3- ARTICULAÇÕES CARTILAGÍNEAS.

1- ARTICULAÇÃO SINOVIAL
NESTE TIPO DE ARTICULAÇÃO OS OSSOS SÃO UNIDOS POR UMA CÁPSULA ARTICULAR * QUE SE ESTENDE E REVESTE UMA CAVIDADE ARTICULAR.
* CÁPSULA ARTICULAR É FORMADA POR UMA CAMADA OUMEMBRANA FIBROSA EXTERNA REVESTIDA POR UMA MEMBRANA SINOVIAL SEROSA.
A CAVIDADE ARTICULAR DE UMA ARTICULAÇÃO SINOVIAL, COMO O JOELHO, É UM ESPAÇO VIRTUAL QUE CONTÉM UMA PEQUENA QUANTIDADE DE LÍQUIDO SINOVIAL LUBRIFICANTE. O LÍQUIDO SINOVIAL É SECRETADO PELA MEMBRANA SINOVIAL. NO INTERIOR DA CÁPSULA, EXISTE CARTILAGEM ARTICULAR COBRINDO AS SUPERFÍCIES ARTICULARES OU SUPERFÍCIES DE SUSTENTAÇÃO DOSOSSOS.

2- ARTICULAÇÃO FIBROSA
NESTE TIPO DE ARTICULAÇÃO OS OSSOS SÃO UNIDOS POR TECIDO FIBROSO. O GRAU DE MOVIMENTO EM UMA ARTICULAÇÃO FIBROSA DEPENDE DO COMPRIMENTO DAS FIBRAS QUE UNEM OS OSSOS. AS SUTURAS DO CRÂNIO SÃO EXEMPLOS DE ARTICULAÇÃO FIBROSA. ESTES OSSOS ESTÃO BEM PRÓXIMOS, ENCAIXANDO-SE AO LONGO DE UMA LINHA ONDULADA OU SUPERPOSTOS.



SINDESMOSE
UM TIPO DEARTICULAÇÃO FIBROSA UNE OS OSSOS COM UMA LÂMINA DE TECIDO FIBROSO, QUE PODE SER UM LIGAMENTO OU UMA MEMBRANA FIBROSA. CONSEQÜENTEMENTE, ESTE TIPO DE ARTICULAÇÃO TEM MOBILIDADE PARCIAL. A MEMBRANA INTERÓSSEA NO ANTEBRAÇO É UMA LÂMINA DE TECIDO FIBROSO QUE UNE O RÁDIO E A ULNA EM UMA SINDESMOSE.

GONFOSE
SINDESMOSE DENTOALVEOLAR É UMA ARTICULAÇÃO FIBROSA NA QUAL UM PROCESSO SEMELHANTE A UM PINOENCAIXA-SE EM UM RECEPTÁCU-LO, ENTRE A RAIZ DE UM DENTE E O PROCESSO ALVEOLAR.
3- ARTICULAÇÕES CARTILAGÍNEA
NESTE TIPO DE ARTICULAÇÃO AS ESTRUTURAS SÃO UNIDAS POR CARTILAGEM HIALINA OU FIBROCARTILAGEM.
- ARTICULAÇÕES CARTILAGÍNEAS PRIMÁRIAS OU SINCONDROSES, OS OSSOS SÃO UNIDOS POR CARTILAGEM HIALINA O QUE PERMITE LEVE ENCURVAMENTO NO INÍCIO DA VIDA. AS ARTICULAÇÕES CARTILAGÍNEAS PRIMÁRIASGERALMENTE SÃO UNIÕES TEMPORÁRIAS COMO AQUELAS PRESENTES DURANTE O DESENVOLVIMENTO DE UM OSSO LONGO, NAS QUAIS A DIÁFISE E AS EPÍFISES SÃO UNIDAS POR UMA CARTILAGEM EPIFISIAL. AS SINCONDROSES PERMITEM O CRESCIMENTO DO OSSO NO COMPRIMENTO.
- ARTICULAÇÕES CARTILAGÍNEAS SECUNDÁRIAS OU SÍNFISES SÃO ARTICULAÇÕES FORTES, LIGEIRAMENTE MÓVEIS UNIDAS POR FIBROCARTILAGEM. OS DISCOS INTERVERTEBRAISFIBROCARTILAGINOSOS EXISTENTES ENTRE AS VÉRTEBRAS SÃO FORMADOS POR TECIDO CONJUNTIVO QUE UNE AS VÉRTEBRAS. ACUMULATIVAMENTE, ESSAS ARTICULAÇÕES OFERECEM RESISTÊNCIA E ABSORÇÃO DE CHOQUE, ALÉM DE CONSIDERÁVEL FLEXIBILIDADE PARA A COLUNA VERTEBRAL. SÃO ARTICULAÇÕES DE LOCOMOÇÃO, TÍPICAS DE QUASE TODAS AS ARTICULAÇÕES DOS MEMBROS.

AS ARTICULAÇÕES SINOVIAIS, OS TIPOS MAIS COMUNS, PERMITEM LIVRE MOVIMENTO ENTRE OSOSSOS QUE UNEM; AS ARTICULAÇÕES SINOVIAIS GERALMENTE SÃO REFORÇADAS POR LIGAMENTOS ACESSÓRIOS SEPARADOS (EXTRÍNSECOS) OU QUE SÃO UM ESPESSAMENTO DE UMA PARTE DA CÁPSULA ARTICULAR (INTRÍNSECOS). ALGUMAS ARTICULAÇÕES SINOVIAIS POSSUEM OUTRAS CARACTERÍSTICAS DIFERENTES, COMO DISCOS ARTICULARES FIBROCARTILAGINOSOS E MENISCOS QUE ESTÃO PRESENTES QUANDO AS SUPERFÍCIES DOS OSSOS SÃO IRREGULARES.
OSSEIS PRINCIPAIS TIPOS DE ARTICULAÇÕES SINOVIAIS SÃO CLASSIFICADOS DE ACORDO COM O FORMATO DAS SUPERFÍCIES ARTICULARES E/OU O TIPO DE MOVIMENTO QUE PERMITEM.
1- ARTICULAÇÕS PLANAS
PERMITEM MOVIMENTOS DE DESLIZAMENTO NO PLANO DAS SUPERFÍCIES ARTICULARES. AS SUPERFÍCIES DOS OSSOS SÃO PLANAS OU QUASE PLANAS, COM MOVIMENTO LIMITADO POR SUAS CÁPSULAS ARTICULARES FIRMES. AS ARTICULAÇÕES PLANAS SÃO...
tracking img