Sistema articular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA BÁSICA DE ANATOMIA
TERMINOLOGIA ANATÔMICA ATUALIZADA
Revisada em: MARÇO/2011

SISTEMA ARTICULAR
NOME:______________________________________CURSO:_____________ _____

by Daniel Moreira

http://estudandoanatomia.blogspot.com
APOSTILAS, JOGOS, TESTES, LIVROS, VÍDEOS E MUITO MAIS...

http://estudandoanatomia.blogspot.com/

2

CONCEITOS
São representadas pela união de peçasósseas ou cartilaginosas que podem de acordo com o tipo de tecido interposto viabilizar uma maior ou menor mobilidade. 

Artrologia: Grego: Arthron = juntura + Logus = estudo.

Latim: Artículo = articular (juntar) É a parte da Anatomia que estuda as articulações ou junturas.  Junturas: É o meio de união entre os ossos na constituição do esqueleto.

FUNÇÕES    União Estabilidade LimitaçãoCLASSIFICAÇÃO DAS JUNTURAS    Junturas Fibrosas (Sinartroses): São as junturas por continuidade onde os ossos
se unem por um tecido conjuntivo fibroso (colágeno). Junturas Cartilaginosas (Anfiartroses): São as junturas por continuidade onde os ossos se unem por um tecido cartilagíneo (fibrocartilagem ou cartilagem hialina). Junturas Sinoviais (Diartroses): São as junturas por contiguidadeonde os ossos estão justapostos, separados por uma fenda articular e envolvidos por uma cápsula fibrosa, o elemento que se interpõe às ecas que se articulam é a sinóvia ou líquido sinovial.

SINARTROSES - JUNTURAS FIBROSAS  Suturas: São junturas fibrosas onde os ossos estão muito próximos. São encontradas
nos ossos do crânio. o Plana: as margens dos ossos são planas, união linear, retilínea.Ex: Inter-nasal, naso-maxilar, fronto-maxilar, esfeno-zigomático, lacrimo-maxilar. o Denteada ou Serrátil: as margens dos ossos são em forma de dente de serra Ex: Interparietal (Sagital), fronto-parietal (Coronal), occipto-parietal (lambdóide), zigomático-maxilar. o Escamosa: as margens dos ossos são em forma de escama, um sobrepõe o outro, união em bisel. Ex: Temporo-parietal, esfeno-frontal eesfeno-temporal. Obs: Fontanelas: Separação dos ossos. Comum no crânio do feto. Importantes no momento de passagem da cabeça na hora do parto. Sinostose: Desaparecimento das suturas virando osso. Comum no crânio do idoso.

@DanMoreyra

http://estudandoanatomia.blogspot.com/

3



Sindesmoses: São junturas fibrosas que unem ossos à distância (interósseas).
Ex: Entre os corpos do radio eulna (radio-ulnar) / tíbia e fíbula (tíbio-fibular). Entre os arcos e entre os processos das vértebras. Obs: Exceção - Apenas um par na cabeça Timpano-estapedial (entre o estapédio e a cóclea)



Gonfoses: Articulação em cavilha. É o meio de fixação dos dentes nos alvéolos
dentários da maxila e mandíbula.



Esquindilese: Também chamada de cunha e sulco por assim se apresentarem àssuperfícies ósseas. A crista óssea se encaixa num sulco do outro osso. Ex: esfenóide e vômer.

ANFIARTROSES - JUNTURAS CARTILAGINOSAS  Sincondroses: A união entre os ossos se faz por uma cartilagem hialina. o Intra-ósseas: ocorre dentro de um mesmo osso (metáfise dos ossos longos). o Interósseas: ocorre entre ossos diferentes (osso occipital e osso esfenóide).
Ex: Sacrais, manúbrio-esternal,esfeno-etmoidal, esfeno-petrosa, entre as 10 primeiras costelas, etc.

@DanMoreyra

http://estudandoanatomia.blogspot.com/

4



Sínfises: A união entre os ossos se faz por um disco de cartilagem fibrosa
(fibrocartilagem), estes discos permitem que a sínfise absorva impactos. Ex: intervertebrais, púbica, mentoniana, sacrococcígena.

DIARTROSES - JUNTURAS SINOVIAIS  Elementos de umajuntura sinovial: o Constantes
     Superfícies ósseas articulares Cartilagens articulares Cápsula articular:  Membrana fibrosa  Membrana sinovial Líquido sinovial Cavidade articular (espaço)

o Inconstantes:
 Discos: estruturas fibrocartilaginosas em forma de disco que permitem que duas superfícies ósseas discordantes possam articular entre si (articulação temporal-mandibular). Forma...
tracking img