Sintese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila: Reações de Substituição Nucleofílica – SN2 e SN1

9. Haletos de alquila

Os compostos orgânicos contendo halogênios são muito comuns na natureza e muito utilizado em vários processos industriais modernos. Milhares de organo-haletos são encontrados em algas e vários outros organismos marinhos. O clorometano, por exemplo, é liberado em grandes quantidades por um tipo de algamarinha, em queimadas e vulcões. Os organo-haletos são muito utilizados como solventes industriais, anestésicos de inalação em medicina, refrigerantes e pesticidas.

[pic]

O átomo de halogênio do haleto de alquila é ligado a um carbono sp3. Por isso, a disposição dos grupos em torno do átomo de carbono é normalmente tetraédrica e o composto sempre é polarizado, pois os halogênios são maiseletronegativos que o átomo de carbono.
Os halogênios ligados a um carbono hibridizado em sp2, são chamados haletos vinílicos ou haletos de fenila. Os halogênios ligados a um carbono hibridizado em sp não ocorrem devido sua baixa estabilidade.

[pic]

A ligação carbono-halogênio nos haletos de alquila é polar e que o átomo de carbono é deficiente em elétrons. Portanto, podemos dizer que oshaletos de alquila sáo eletrófilos, e muito da química desses compostos envolve as reações polares com o nucleófilos e bases. Os haletos de alquila pordem reagir com o nucleófilos/base de duas maneiras: por meio de substituição do grupo X por um nucleófilo (Nu), ou pela eliminação de HX para formar um alceno:

[pic]

As reações de substituição nucleofílica e eliminação na presença de base estãoentre as reações mais versáteis e utilizadas em química orgânica.



9.1. Reações de substituição nucleofílica

[pic]

Nesse tipo de reação, um nucleófilo, uma espécie com um par de elétrons não-compartilhados, reage com um haleto de alquila (chamado de substrato) pela reposição do halogênio substituinte. Acontece uma reação de substituição, e o halogênio substituinte, chamado de gruporetirante, se afasta como um íon haleto.
Como a reação de substituição é iniciada por um nucleófilo, ela é chamada de reação de substituição nucleofílica (SN).
Nas reações SN, a ligação C-X do substrato passa por uma heterólise, e o par não compartilhado do nucleófilo é usado para formar uma nova ligação para o átomo de carbono:

[pic]

Os haletos de alquila não são as únicassubstâncias que podem agir como substratos nas reações SN.
Para ser reativo, isto é, para ser capaz de agir como substrato em uma reação SN, uma molécula precisa possuir um bom grupo retirante. Nos haletos de alquila o grupo retirante é o halogênio, que se afasta como um íon haleto. Para ser um bom grupo retirante, o substituinte deve ser capaz de se afastar como um íon ou uma molécula básica fraca,relativamente estável.
Os melhores grupos retirantes são aqueles que se tornam os íons mais estáveis depois que se desprendem. Como a maioria dos grupos se desprendem como um íon com carga negativa, os melhores grupos retirantes são aqueles íons que estabilizam um carga negativa mais eficazmente.
Como as base fracas executam isso melhor, os melhores grupos retirantes são as bases fracas.

[pic]Dos halogênios, o íon íodeto é o melhor grupo retirante e o íon fluoreto o mais fraco:

I- > Br- > Cl- >> F-

Outras bases fracas que são bons grupos retirantes, e que iremos estudar mais adiante, são os íons alcanossulfonatos, íon sulfato de alquila e o p-toluenosulfonato.

[pic]

Íons muito básicos, raramente atuam como um grupo retirante. O íon hidróxido, por exemplo, é um baseforte e portanto reação como a apresentada abaixo, não ocorrem:

[pic]
Não ocorre, pois OH- é base forte
Entretanto quando um álcool é dissolvido em um ácido forte, ele pode reagir com o íon haleto (H+). Como o ácido protona o grupo –OH do álcool, o grupo retirante não necessita mais ser um íon hidróxido, ele agora é uma molécula de água, uma base muito mais fraca que o íon hidróxido....
tracking img