Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE
CURSO

MARKETING EM REDES SOCIAIS

CIDADE
ANO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
1. O MARKETING E SUA EVOLUÇÃO FRENTE À REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
1.1 Desenvolvimento Histórico
1.2 Análise Conceitual
1.3 Importância Atual do Marketing:
1.4 Processos Básicos do Marketing
1.5 Internet como ferramenta de marketing
2. A ERA DIGITAL E AS REDES SOCIAIS
2.1 As Redes Sociais
2.1.1 AsRedes Sociais Digitais

1. O MARKETING E SUA EVOLUÇÃO FRENTE À REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
1.1 Desenvolvimento Histórico
Através do estudo histórico do marketing pode-se observar primeiro os fatores que causaram as mudanças do marketing; segundo a herança atual de antigas práticas e instituições do marketing, e terceiro, a relativa estabilidade através do tempo.
Em uma economia feudal, agrária ouflorestal, a população é em grande parte auto-suficiente. Produz seus próprios alimentos, faz suas próprias telas e constrói suas próprias casas e utensílios. Há muito pouca especialização no trabalho e muito pouca necessidade de qualquer tipo de comércio. No decorrer do tempo, no entanto, começa a nascer o conceito de divisão do trabalho e os artesãos concentram seus esforços na produção daqueleartigo que lhe foi cabível. Como resultado cada homem acaba por produz alguns artigos em quantidades maiores do que necessitava. Quando aparece uma pessoa que produz mais do que espera, ou anseia mais do que produz, existe a base para o comércio, sendo este o coração do marketing.
Quando o intercâmbio começa a desenvolver-se nas economias agrárias, faz-se sobre bases muito singelas. A maioria dosnegócios são feitos em pequena escala e sem especialização alguma. Desenvolvem-se a partir de organizações artesanais familiares com o intuito de atender principalmente à produção, prestando muito pouca ou nenhum atendimento ao marketing. De fato a prática normal seria produzir manualmente apenas sob encomenda.
No passo seguinte da evolução histórica do marketing os pequenos produtores começam afabricar seus produtos em maior quantidade antecipando-se aos pedidos futuros. Aparece uma nova divisão no trabalho quando surge um individuo que começa a ajudar à vender os produtos já fabricados e, até então, sem compradores aparentes Tal trabalho seria o de intermediar as negociações entre produtores e consumidores.
Com o intuito de facilitar a comunicação entre compradores e vendedores, asdiferentes partes interessadas tendem a agrupar-se geograficamente; desta forma se criam os shoppings. Existem hoje em dia algumas nações que estão atravessando esta etapa de desenvolvimento econômico. Pode-se apreciar que os refinamentos e os avanços do marketing nascem em geral dos avanços da civilização.
Já o marketing moderno nos Estados Unidos nasceu com a Revolução Industrial. Sócio ou comosub-produto da Revolução Industrial veio o crescimento dos centros urbanos e o decênio da população rural. Os artesanatos familiares se transformaram em fábricas e a população passou do campo à cidade procurando trabalho.
Neste contexto, cresceram as empresas de serviços que visavam satisfazer as necessidades diárias dos operários industriais que deixaram de ser auto-suficientes. O marketing malse desenvolveu durante a última metade do século XIX e as duas primeiras décadas do século XX. Todo o interesse se centrava no aumento da produção devido à demanda do mercado que excedia à oferta do produto.
De fato, o marketing em massa foi um requisito prévio para a produção em série. Somente com um sistema de marketing em massa as fabricas conseguiram atingir um nível ótimo de produção, com avantagem de poder desfrutar das economias de produção derivadas da dimensão sob medida em que se desenvolveu a economia fabril, tornando os canais de comércio maiores; surge a necessidade de se criar métodos melhores para vender a produção industrial. O aumento de especialistas em marketing foi o passo obrigatório deste desenvolvimento evolutivo.
1.2 Análise Conceitual
A definição de...
tracking img