Sintese de sulfato de cobre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Síntese do Sulfato de Cobre Pentahidratado
(CuSO4.5H2O)
Acadêmicos: Bianca MatiasCláudia dos Santos
Diego de MeloLetícia Klein Sebastiany

Licenciatura em Química- 2º período.
Anápolis, Maio de 2010.
1 – INTRODUÇÃO TEÓRICA:
O Sulfato deCobre pentahidratado (CuSO4.5H2O),também conhecido por vitríolo azul, é o mais importante composto de cobre e é a forma no qual é mais encontrado. É geralmente utilizado para demonstrações de reaçõesexotérmicas, na hidratação mineral. A forma pentahidratada, que é azul, é aquecida, transformando-se em anidro que é cinzento, enquanto a água que estava presente no pentahidratado evapora2. Quando aágua é adicionada ao anidro, este torna a forma pentahidratada, recuperando a coloração azul, conhecido como azul cúprico.
Ele se decompõe antes de liquefazer, perdendo quatro águas de hidratação à110 °C a 200 °C, graças ao rompimento das interações de Van der Walls. A 650 °C o sulfato de cobre(II) decompõe-se em óxido de cobre(II) (CuO) e trióxido de enxofre (SO3). A forma anidra ocorre sob a formade um mineral raro chamado de calcocianita, a forma hidratada ocorre na natureza como calcantita (pentahidratado).
A sua aplicação mais usual é como fungicida na mistura caldabordalesa (mistura de sulfato de cobre e leite de cal), usada no combate ao míldio das videiras. Para além de fungicida, o sulfato de cobre é também um bactericida e herbicida que se adiciona frequentemente à águapara evitar o crescimento de microrganismos, nomeadamente algas e fungos. É ainda utilizado nas misturas para conservação de madeiras de construção, em tinturarias e como produto intermédio em...
tracking img