Sinomose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Não nos pedem que sejamos todos santos , mártires ou pessoas de renome ; à maioria de nós estão reservados trabalhos menos notáveis ; mas se espera que entendamos as alegrias e as aventuras da vidae que cumpramos o quinhão de trabalho que a Divindade reservou para nós.“
Edward Bach
Cinomose é uma doença infecto - contagiosa que, afeta só os cães entre os animais domésticos e outros animaiscarnívoros selvagens e, está mundialmente distribuída. Dos animais que apresentam a doença, 60 a 90% morrem, mesmo com o tratamento adequado. Não é transmissível aos humanos.

A cinomose é causada porvírus que pode ser transmitido a partir do ar e, o período de incubação pode chegar a 15 dias . O animal pode apresentar: febre, apatia, vômitos, perda de apetite, secreção nasal e ocular e sinaisneurológicos (convulsões , paralisias , etc.). Não escolhe sexo ou raça, nem a época do ano. Ocorre mais em cães jovens mas, animais idosos também podem se contaminar, se não vacinados.

A cinomose étransmitida através de secreções nasais ou da boca, fezes, água e alimentos, ou seja, por vias respiratórias ou via digestiva. A doença evolui em 3 fases :

- fase respiratória
secreções nasais,pneumonia, tosse, secreções nos olhos, febre.
- fase gastrointestinal
diarréia, vômito, falta de apetite e febre.
- fase neurológica
dificuldade de locomoção, tremores musculares, convulsões einflamações no cérebro, resultando em alterações comportamentais (às vezes o animal nem reconhece seu dono).
Os sintomas das 3 fases podem apresentar-se juntos ou separadamente.
Tratamento específicopara a cinomose, não existe. Não existem drogas específicas contra esse vírus. A resistência individual é o que mais conta. O tratamento é feito através da detecção e combate aos sintomas.

A melhorsolução é a prevenção, ou seja, vacinar corretamente. Os cães devem ser vacinados anualmente, principalmente os que já tiveram a doença. Os animais que resistem à doença , que conseguem se curar da...
tracking img