Sindrome li fraumeni

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Síntese de DNA ocorre na fase S: Durante o período S, a célula duplica os componentes da célula-mãe, em especial o DNA, processo denomina-se replicação.

Duração dos períodos do ciclo: aproximadamente 95% gastos em interfase; fase G1 é a de duração mais variável (é o que mais sofre influencia de fatores extracelulares, vários inibidores e mutações são capazes de bloquear a proliferação).Depois que as células entram na fase S, fatores extracelulares não determinam mais os eventos do ciclo, passam a depender de controles de modo intracelular; portanto tempos de duração mais constantes.

Ponto de restrição (ponto R): em G1, momento um pouco anterior à transição para fase S, onde ocorre reingresso no ciclo celular (quando ocorre), ponto crítico a ser vencido pela célula para que fase Spossa ser iniciada.

Eventos bioquímicos da interfase: interfase é uma fase de intensa atividade metabólica = crescimento da célula, mecanismos de controle para desenvolvimento ordenado do crescimento, replicação e divisão. Síntese de proteínas e RNA continuamente durante toda a interfase. Maior taxa de síntese de RNA ocorre em G1 e começo de S - 80% RNAr. Poucas proteínas sintetizadascontinuamente durante interfase, uma delas é a família das ciclinas.

Período G1 => grande relevância deve-se ao papel controlador de uma importante decisão celular: continuar proliferando ou retirar-se do ciclo e entrar em estado quiescente G0. Proteínas reguladoras atuam em uma serie de pontos de controle, um dos críticos é o ponto R. (proteínas devem alcançar uma quantidade critica para atravessaro ponto R). Outro mecanismo de controle é a interrupção temporária do ciclo por danos no DNA, para que mecanismos de reparo atuam antes da replicação, o sinal de parada é dado pela proteína p53.

Período S => célula duplica conteúdo de DNA e de histonas (únicas proteínas cuja a síntese está confinada a fase S, simultaneamente ao DNA).

Período G2 => Outros pontos de checagem; qualqueranormalidade bloqueia a entrada em mitose; sintetizadas as proteínas não histonicas; acúmulo de um complexo proteico citoplasmático: complexo ciclina-Cdk, importância no controle de todo o ciclo, regulador geral da transição G2 para M.

A replicação do DNA é semiconservativa: As duas fitas do DNA original, chamadas de parentais, são copiadas, originando duas moléculas-filhas, cada qual com somente umadas fitas recém-sintetizada: semiconservativa.

Características gerais da replicação de DNA => a replicação é assincrônica: A parte da cromatina que começa a replicar primeiro, é a eucromatina, e heterocromatina é a última a replicar (final do período S) replicação tardia.

Existem origens da replicação:células procariontes a molécula de DNA inicia a replicação em um único local: origem dereplicação. Células eucariontes tem múltiplas origens de replicação (genoma longo - no curto espaço de tempo) meio de superar baixa velocidade de replicação. Cromossomo humano médio existem, pelo menos 200 pontos de origem.Unidades de replicação através do genoma: réplicons. Diferentes famílias de réplicons iniciam em diferentes tempos. Cada réplicon replica somente uma vez, dentro de um únicoperíodo S.

A replicação é bidirecional: iniciada a replicação em cada ponto de origem,
ela se propaga para os dois lados da molécula de DNA: replicação bidirecional.
A incorporação de timidina-H3 tem lugar principalmente onde os dois filamentos de DNA da dupla hélice se separam, esses locais têm a forma da letra Y e são
chamados de forquilhas de replicação.

A replicação semi-descontínua: asduas cadeias parentais da dupla hélice vão, sendo replicadas em cada forquilha de replicação que avança. A DNA-polimerase, polimeriza somente na direção 5’ > 3’, então, ambas as cadeias-filhas devem ser sintetizadas na direção 5’ > 3’. Os filamentos de DNA da hélice dupla são
antiparalelos, um tem a direção 5’ > 3’ e o outro a direção contrária, 3’ > 5’. Seguindo um padrão de replicação...
tracking img