Sindrome de turner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO
FACULDADE DE SAÚDE E CIÊNCIAS DA VIDA
FARMÁCIA







DISPERSÕES COLOIDAIS










ITU
2011



DISPERSÕES COLOIDAIS



Trabalho avaliativo para a disciplina de
Química Inorgânica II, pela
Profª Andrea Guermani, para o 2º semestre
do curso de Farmáciano ano de 2011.












ITU
2011






SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. DEFINIÇÃO
2.1 Propriedades dos sistemas coloidais
2.2 Efeito Tyndall
3. SISTEMAS COLOIDAIS
3.1 Sol
3.2 Gel
3.3 Espuma
3.4 Emulsão
3.5 Detergente
4. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

















1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo expor um tema não muitoconhecido, mas presente em nosso cotidiano: Dispersão Coloidal e suas propriedades.
Coloide é um tipo de dispersão constituído por partículas relativamente grandes, em que o tamanho médio varia de 1 a 100 nm. É um sistema de duas fases em que a fase dispersa se encontra distribuída em um meio contínuo, em forma de partículas sólidas ou líquidas.2. DEFINIÇÃO

Coloides são misturas heterogêneas de pelo menos duas fases diferentes, com a matéria de uma das fases na forma finamente dividida, seja gás, líquido ou sólido, chamada de fase dispersa, misturada com a fase contínua, que também pode ser sólida, líquida ou gás, denominada meio dispersante ou dispergente.
Como a área de superfície da fase dispersa é elevada devido ao pequenotamanho das partículas, as propriedades da interface entre as duas fases — dispersa de dispersão — determinam o comportamento dos diferentes sistemas coloidais. Em soluções verdadeiras (misturas homogêneas) de macromoléculas ou em dispersões coloidais de partículas finas, o solvente pode ser retido pela configuração da cadeia macromolecular ou das partículas. Quando todo o solvente é imobilizado nesseprocesso, o coloide enrijece e é chamado de gel. Ex.: gelatina.

2.1 PROPRIEDADES DOS SISTEMAS COLOIDAIS

Os sistemas coloidais são constituídos por partículas com tamanho que varia entre 1 e 1000 nm. Eles formam a linha divisória entre as soluções e as misturas heterogêneas. Nas dispersões, o meio que recebe as substâncias fracionadas, disperso, é chamado de fase contínua ou dispersante. Oscoloides possuem massa elevada e elevada relação área/volume da partícula.






2.2 EFEITO TYNDALL

Um sistema coloidal possui a aparência de uma solução verdadeira, pois suas partículas são aparentemente pequenas. Mas, ao compará-lo com uma solução verdadeira quanto ao desvio da luz, pode-se observar que as partículas dos coloides são grandes o suficiente para desviar a luz, enquanto emuma mistura homogênea, o mesmo não ocorre. Isso é explicado pelo Efeito Tyndall.

















3. SISTEMAS COLOIDAIS

Os sistemas coloidais são formados pela fase dispersa e dispersante, ou contínua. De acordo com o estado físico destas fases, eles podem ser classificados em: Sol, gel, espuma, emulsão e detergente.
Quando a fase dispersante é a água, podemos classificaros coloides em hidrofílicos e hidrofóbicos. Hidrofílicos são aqueles em que há atração forte entre a fase dispersa e a fase contínua, e, como exemplo tem a gelatina. Hidrofóbicos são aqueles em que não há atração entre a fase dispersa e a fase contínua. Eles são instáveis e, com o tempo, as partículas dos coloides hidrofóbicos se agregam, diferentemente do que ocorre com os hidrofílicos e emsoluções verdadeiras.

3.1 SOL

É um sistema constituído por partículas sólidas finamente divididas, dispersas em um meio líquido. Há outras formas de nomeá-lo, variando conforme o estado físico do meio dispersante. Quando o meio de dispersão é a água, o sol é chamado de hidrossol. Quando é um solvente orgânico, é chamado de organossol e, quando o meio é o ar, aerossol. Os aerossóis ainda podem...
tracking img