O estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do paradidático O Estudante

O livro começa com o pedido desesperado de um jovem, Roberto. Ele vai até a casa de uma autora, Adelaide Carraro, e pede a ela que a sua história chegue as todas casas do Brasil, para que nenhum jovem se envolva com drogas.

PARTE AZUL

A história começa num "flash back". Roberto se apresenta, e conta como foi doloroso o enterro do irmão, Renato. Depoisvem capítulo 1, onde começa a história da família Lopes Mascarenhas.

Cap. 1- Roberto começa este capítulo descrevendo sua mansão, seus país (Rubens e Lídia), se descrevendo e descrevendo Renato. Ele conta como foi o dia de seu nascimento nos mínimos detalhes, descreve a felicidade de Renato por ter um irmão. Neste mesmo capítulo ele lembra do seu ingresso e do Renato na escola: Renato já tinhasete anos e não queria ir a escola por que tinha medo; Roberto, com apenas cinco anos, acompanha Renato para ele não sentir medo, e assim os dois ficam na mesma turma; apesar da diferença de idade, Roberto consegue acompanhar os colegas mais velhos

Cap. 2- Aos 10 anos Roberto e Renato já estavam na primeira serie.Logo no primeiro dia de aula no ginásio Renato foi o cabeça de tudo.Logo de manhapulou da cama e correu para o quarto de meu pai, acordando seus pais dizendo que era o dia da matricula e que se quisessem ele mesmo faria tudo, compraria os matérias escolares, pagaria a matricula e iria no banco descontar o cheque.Sua mãe ficou preocupada pois um menino sozinho ir ao banco com dinheiro nas mãos, seria muito perigoso, pois poderia ser assaltado.Seu pai disse a ele e a Roberto quena rua também há deveres que toda pessoa educada deve cumprir:não dar encontrões nas pessoas, ajudarem idosos e aleijados a atravessarem, ligar para a ambulância caso vissem alguém caído na rua...
Roberto adorou o dia, no banco funcionários sorridentes.As livrarias apinhadas de crianças com seus pais, comprando réguas, lápis, livros... Então ele e Renato pegaram um taxi e foram para casa, e aochegarem em casa receberam um abraço de sua mãe , e contaram todas as novidades.
Depois, à tarde eles foram ao colégio. Pagaram a matricula e Renato levou a orquídea que havia comprado para a mestra. Nem se podia andar no colégio , tanta gente , meninos , pais , professores.. Então sua professora do primário perguntou a Roberto onde estava Renato, e quando o achou ela disse que sentira que elecrescera tanto como naquela hora. Estava alto , corado , com cabelos bem penteados e os olhos brilhantes.
Renato e Roberto se despediram de sua professora pois talvez nunca mais a vissem, eles ficaram muito tristes pois gostavam muito dela. No primeiro dia de aula Roberto gostou de todos os professores, mas não gostou dos aluno. Pois todos eles eram grandes com mais de 14 anos e era petulantes,sabidos , atrevidos e farristas. Ele e Renato foram cumprimentar o mestre , e então todos os alunos caíram na risada . Pois achavam que chamar o professor de mestre era coisa antiga e ninguém fazia mais isso. Então o professor perguntou quantas vezes eles fizeram caretas para seus pais e caçoaram deles, e se eles não faziam isso em casa, também não deviam fazer isso na classe. Na hora do jantarRenato contou ao pai o que havia acontecido na sala , então seu pai disse a ele e a seu irmão que eles nunca deveriam desrespeitar o professor, e o professor Mariano tinha razão sobre o respeito que eles deveriam ter. No outro dia o professor perguntou aos alunos quantos deles pediam a benção de seus pais ao saírem de casa, então só Roberto e Renato levantaram as mãos, os outros alunos riram , e umamenina chamada Cibele , falou que isso era besteira ate porque quando ela sai de casa sua mãe ainda estava dormindo. O professor disse que uma mãe faria tudo por um filho e se ele sofresse algum acidente ela ficaria em pedaços e então mesmo que ela estivesse dormindo Cibele deveria pedir a benção pois seria um enorme agradecimento ao que sua mãe faz por ela.

E assim eles passara a primeira...
tracking img