Sindrome da pressa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra
Curso Superior Sequencial de Formação Específica em Gestão de Pessoas
Gestão de Clima, Cultura e Mudanças – Profª Anna Rizzo – 4°C

SÍNDROME DA PRESSA

Taboão da Serra
2.010
INTRODUÇÃO

A pressa pode comprometer o psicológico de um indivíduo. A síndrome da pressa é um problema psicológico e comportamental que acontececom várias pessoas da atualidade.
O estresse é um mal comum a pessoas de todas as partes do mundo, das mais variadas idades e profissões. Recentemente a Isma-Brasil (International Managente Association) confirmou que a essa realidade é muito mais preocupante do que muitos imaginam. Pesquisas realizadas pela entidade destacam que 70% dos brasileiros economicamente ativos sofrem de estresse.Inclusive, estudos científicos comprovam que 60% das doenças são determinadas pelo nível de estresse e o estilo de vida que as pessoas levam.
A “doença da pressa” parece acometer cada vez mais indivíduos no mundo atual. Não se sabe exatamente se as exigências da atualidade estão gerando esse padrão comportamental, ou se as pessoas que sofrem da pressa e afobação já nascem com essatendência. Também existem estudiosos que acreditam que o modo de criação das crianças pode contribuir para o desenvolvimento dessa característica.
. As pessoas costumam dizer que 24 horas é pouco tempo para realizar tantos afazeres, porém, como já dizia: “Quem tem pressa como cru”.

✓ SUMÁRIO

▪ INTRODUÇÃO........................................................................................... 2

▪ O que é a Síndrome da Pressa? .................................................................. 4
▪ Sintomas ....................................................................................................... 5
▪ Ações do RH para minimizar a doença ..................................................... 6
▪ Características do portador........................................................................ 8
▪ Consequências .............................................................................................. 8

▪ BIBLIOGRAFIA ....................................................................................... 10

▪ O que é?

Já percebeu que, hoje em dia, todo mundo está sempre com pressa? Pressa para chegarlogo no trabalho, pressa para ir ao médico sem atrasar, pressa para chegar em casa e jantar. Parece que tudo é feito na base da correria. É muito normal, numa conversa convencional, quando alguém pergunta: “E ai, como você está?” ouvirmos um “Tô na correria!” como resposta. As pessoas estão sempre correndo, mas isso não deveria ser normal.
A pressa, às vezes, acaba nostornando pessoas agressivas. Damos uma surtada quando o pedestre demora demais pra atravessar a rua ou o almoço atrasa alguns minutos quando estamos com fome. Esperar para ser atendido pelo dentista, então? Nem pensar. É de arrancar os cabelos! Mas… Qual é o mal de viver a vida com mais calma? Se estamos atrasados para aquela reunião, não vamos conseguir chegar mais rápido se ficarmos estressados.
A síndrome dapressa existe e é estudada desde 1980, apesar de não ser reconhecida oficialmente pela psiquiatria. Segundo um estudo do Isma-BR (International Stress Management Association do Brasil), cerca de 30% dos brasileiros já sofrem dessa síndrome, que não constitui em uma doença e, sim, uma série de atitudes que podem prejudicar as pessoas tanto fisicamente quanto psicologicamente.
Chamada desíndrome da pressa, esta doença ataca pessoas que só sabem agir sob pressão - real ou imaginária - para resolver tudo o mais rápido possível. Essas pessoas não devem ser confundidas com as estressadas. Neste caso, o organismo reage a estímulos ambientais, como as pressões do trabalho ou uma doença em família. A causa da síndrome da pressa nem sempre é real. Mas sua vítima acha que nunca terá...
tracking img