Silicose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Silicose

Introdução

As Pneumoconioses são definidas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como "doenças pulmonares causadas pelo acúmulo de poeira nos pulmões e reação tissular à presença dessas poeiras". A silicose é um tipo de pneumoconiose conhecida desde a antigüidade, causada pela inalação de poeiras contendo sílica livre cristalina.

É uma doença de origem tipicamenteocupacional, embora existam relatos de alterações radiológicas sugestivas de silicose em habitantes de comunidades de regiões desérticas . No Brasil, já há muitos anos, a silicose é considerada para fins previdenciários, como "doença profissional", o que equivale, para estes fins, à extensão do conceito de "acidente de trabalho".

A silicose representa um sério problema de saúde pública uma vezque, apesar de ser potencialmente evitável, apresenta altos índices de incidência e prevalência, especialmente nos países menos desenvolvidos. É irreversível e não passível de tratamento, podendo cursar com graves transtornos para a saúde do trabalhador, assim como resultar em um sério impacto sócio-econômico. Visando solucionar este problema, a OMS e OIT lançaram um programa conjunto deerradicação da silicose no ano de 1995.

Nos países desenvolvidos, embora sua incidência tenha diminuído devido a medidas de controle ambiental, substituição da sílica em algumas operações e conscientização de empresas e trabalhadores, casos continuam sendo notificados pelos sistemas de vigilância.

Em países menos desenvolvidos encontram-se, com frequência, precárias condições de trabalho comexposições pouco controladas. Na África do Sul, estima-se que a mineração subterrânea do ouro empregue cerca de 350.000 pessoas, com estudos mostrando prevalências de Silicose de 12,8 a 31% . Na Índia, existem relatos de prevalências que variam de 22 a 54,5% . Na China, a instituição responsável pelos registros estimou a ocorrência de 484.972 casos acumulados de pneumoconioses nas últimas 5 décadas, sendo aSilicose responsável por 190.197 casos .

No Brasil, a silicose é a pneumoconiose de maior prevalência, devido a ubiqüidade da exposição à sílica. Embora tenham ocorrido nítidas melhorias nas condições de trabalho em alguns setores nas últimas décadas, continua-se a diagnosticar casos de silicose com frequência na prática clínica. A relação das atividades de risco é vasta:
 indústriaextrativa mineral: mineração subterrânea e de superfície;
 beneficiamento de minerais: corte de pedras; britagem; moagem; lapidação;
 indústria de transformação: cerâmicas; fundições que utilizam areia no processo; vidro;
 abrasivos; marmorarias; corte e polimento de granito; cosméticos;
 atividades mistas: protéticos; cavadores de poços; artistas plásticos; jateadores de areia.
O númeroestimado de trabalhadores potencialmente expostos a poeiras contendo sílica no Brasil é superior a 6 milhões, sendo cerca de 4 milhões na construção civil, 500.000 em mineração e garimpo e acima de 2 milhões em indústrias de transformação de minerais, metalurgia, indústria química, de borracha, cerâmicas e vidros. Em 1978, estimou-se entre 25 e 30 mil o número de portadores de Silicose no Brasil,através de inquérito em hospitais de tisiologia na região Sudeste.

Encontra-se no país, todas as situações de exposição à sílica onde há risco de silicose, assim como situações peculiares de exposição. A maior parte dos casos diagnosticados de silicose no Brasil é proveniente da mineração subterrânea de ouro (MG e BA). Dados nacionais sugerem ser Minas Gerais o Estado com maior número de casosse silicose, com um registro documentado pelo MS de 7416 casos, a maior parte proveniente de mineração de ouro da região de Nova Lima e Raposos.

O contraste entre as taxas de prevalência reflete as diferentes condições de exposição em cada grupo analisado. As principais atividades, com respectivos registros de prevalência de silicose são: indústria cerâmica: 3,9%, atividades em pedreiras:...
tracking img