Silicose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Silicose
O QUE É

SÍLICA: O termo sílica refere-se: aos compostos de dióxido de silício - SiO2, nas suas várias formas incluindo sílica cristalina. O pó fino da sílica surge na moagem, trituração, jateamento, lixamento, perfuração e outras operações com material que contém sílica. Nem todas as poeiras provocam silicose, apenas as que têm pó muito fino de sílica. É um mineral muito duro queaparece em grande quantidade na natureza, pois e encontrada nas areias e na maioria das rochas. A sílica pode ser encontrada em formas cristalinas, tais como o quartzo, a tridimita, a cristobalita e a Trípoli, ou na forma amorfa como a sílica gel ou a sílica coloidal (arranjos estruturais da Sílica). As três formas mais importantes da sílica cristalina, do ponto de vista da saúde ocupacional são oquartzo, a tridimita e a cristobalita. Estas três formas de sílica também são chamadas de sílica livre ou sílica não combinada para distinguí-las dos demais silicatos. A sílica livre cristalizada, cuja forma mais conhecida é o quartzo, é a sílica cristalina não combinada com nenhum elemento químico. Ela e a principal causadora da doença denominada SILICOSE.
SILICOSE: A silicose é uma doençacausada pela inalação de poeiras que contém quantidade variável de sílica, e que quando acumulada nos pulmões causa o endurecimento do mesmo em consequência da reação dos tecidos pulmonares.
A ocorrência da doença depende de vários fatores, dentre eles, a suscetibilidade individual, o tamanho das partículas (dependendo do tamanho das partículas elas podem não penetrar no corpo e ir parar nospulmões), o tempo de exposição e a concentração de sílica livre respirável.
Silicose não passa de uma pessoa para outra a doença só atinge quem trabalha em locais com poeira de sílica.
A exposição à poeira de sílica também pode causar câncer de pulmão.
COMO A SÍLICA AGE NO PULMÃO: Ao entrar nas vias respiratórias, essa poeira se deposita nos alvéolos pulmonares e fica ali para sempre. Como o organismonão consegue destruir a sílica, um processo inflamatório lento e contínuo é instalado no local. O resultado é a formação de um tecido de cicatrização que vai tomando todo o pulmão – que acaba por perder sua função. Assim, o paciente desenvolve insuficiência respiratória. Na radiografia (chapa) dos pulmões começarão a aparecer imagens brancas que vão ficando cada vez maiores. A silicose costumasurgir depois de alguns anos de trabalho.


TIPOS DE SILICOSE
Silicose crônica: Também conhecida como forma nodular simples, é a mais comum e ocorre após longo tempo do início da exposição, que pode variar de 10 a 20 anos, a níveis relativamente baixos de poeira. Os pacientes costumam ser assintomáticos ou apresentar sintomas que, em geral, são precedidos pelas alterações radiológicas.
Silicoseacelerada ou subaguda: Ocorre após a exposição a maiores quantidades de sílica em um curto período (de 5 a 10 anos) de exposição. Os sintomas respiratórios costumam ser precoces e limitantes, além de maior potencial de evolução para formas complicadas da doença.
Silicose aguda: Forma rara da doença, associada a exposições maciças à sílica livre (grandes quantidades em um curto período), porperíodos que variam de poucos meses até quatro ou cinco anos, como ocorre no jateamento de areia ou moagem de pedra. 

SINAIS E SINTOMAS
Após determinado período de exposição a doença pode provoca: canseira, falta de ar (insuficiência respiratória), tosse seca, dor torácica, tontura e fraqueza. Quando a doença está avançada, podem aparecer também dores nas pernas, no peito, na cabeça eemagrecimento. Os pulmões ficam fracos, facilitando outros tipos de doenças pulmonares como a turbeculose. Além disso a lesão pulmonar pode causar insuficiência cardíaca.
DIAGNÓSTICO
Normalmente a silicose pode ser diagnosticada através de:
Anamnese: O médico fará um histórico médico que inclui várias perguntas sobre seus trabalhos (passado e presente) e hobbies e sobre outras atividades que podem ter...
tracking img