Os problemas centrais da economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Ouro Preto
Escola de Minas- EM
Departamento de Produção - DEPRO

Disciplina: Economia I - PRO 241

Professor: Romério Rômulo

Alunas: Ana Carolina Castro
Ana Clara Zimer
Luma Alvarenga
Mariana Martins

Os Problemas Centrais da Economia



Introdução

A cada momento novos desafios (problemas) para o mundo da economia vêm surgindo. Um deles ésatisfazer as necessidades humanas e que determinado bem econômico, seja ele, um bem material (concreto, ou seja, bens em que se pode mensurar, dá características, ex. uma casa, um barco, etc.) ou bem imaterial (abstrato,ou seja,bens em formas de serviços,ex.: a consulta do médico com o seu paciente,o ensino da professora ,os serviços bancários e dos correios,etc.) possa ter repercussão no mercado. Éatravés dessas necessidades humanas que a Economia entra em campo para responder as indagações seguintes: “O que, Quanto, Como e Para Quem produzir”.
Em relação o que produzir, primeiro temos que fazer uma análise (estudo) geral da sociedade, pois a Economia como uma ciência social não estuda somente interesses individuais de poucos, mas os interesses de toda uma coletividade. Feito estas análisesagora podemos determinar qual a quantidade de produtos a ser produzido e em que proporções serão colocados à disposição da sociedade. A principal variável que podemos relacionar com “o que e em que quantidade” é através da demanda. Pois devido este fator podemos estudar o comportamento da coletividade, ou seja, saber quais produtos estão satisfazendo as necessidades humanas no mercado e em queproporções.
O outro problema fundamental da Economia é a questão de como será produzido os bens, ou seja, os fatores de produção que serão aplicados durante o processo de produção. Tais fatores como: Matéria-prima, bem de capitais tangíveis, Tecnologia, mão-de-obra qualificada (especializada – Divisão do Trabalho). Antes de tudo, temos que observar que a maioria dos recursos que a natureza dispõe aohomem são escassos. Então devemos cada dia mais ter a consciência e buscar novas alternativas para a produção desses bens. Pois se não estamos comprometendo todos os pilares (Teorias) econômicos sustentados ao longo dos séculos.
Outro desafio da Economia é determinar “para quem produzir”, ou seja, para quem direcionará os bens econômicos produzidos. Um dos principais fatores nessa questão será o”Preço”. Quanto maior a oferta, menor será a demanda ou quanto menor a oferta maior será a demanda. Neste caso concluímos que o preço é o fator de restrição, exclusão em uma economia de mercado.
Para resumir podemos concluir que os problemas fundamentais da economia estão todos interligados como se fosse um conjunto de órgão do nosso corpo. Sempre mantendo o sincronismo e equilíbrio para sustentartodo um corpo, ou seja, a sociedade.

Organização Econômica

São duas as formas de organização econômica: Centralizada e Descentralizada. Na Descentralizada, temos uma economia de livre iniciativa, sem intervenção do Estado. Neste tipo de economia, o Estado participa com ações regulatórias, seu papel é marginal, pouco expressivo.
Na economia descentralizada, existe o sistema privado depreços, que nada mais é do que a “livre iniciativa”. Com isso, é possível argumentar que um sistema de concorrência de mercados, por mais imperfeitamente que possa funcionar, não é um sistema caótico ou anárquico. Há nele certa ordem e coordenação.
Na economia descentralizada, o desejo dos indivíduos determinará a magnitude da demanda e a produção das empresas determinará a magnitude da oferta. Oequilíbrio entre a demanda e a oferta será sempre atingido pela flutuação do preço.
Pode-se notar que os problemas básicos neste tipo de economia são: O que produzir, quanto produzir, como produzir e pra quem produzir. Entretanto, todos esses problemas podem ser resolvidos pela concorrência dos mercados e pelo mecanismo de preços. Nele o consumidor tentará maximizar utilidade e o produtor,...
tracking img