Aspetos psicossociais do envelhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aspetos Psicossociais do Envelhecimento
1. Introdução
Um envelhecimento psicológico bem sucedido reflete-se na capacidade que a pessoa idosa tem de se adaptar às perdas físicas, sociais e emocionais e atingir o contentamento, a serenidade e as satisfações na vida. Como são inevitáveis as mudanças nos padrões de vida, a pessoa obrigatoriamente tem de mostrar resiliência ehabilidades de enfrentamento de vivenciar estresses de mudanças. A flexibilidade, o humor e a curiosidade contribuem todos para o ajustamento social e psicológico da pessoa idosa. Uma alto- imagem positiva estimula a correr riscos e a assumir novos papéis, não experienciados anteriormente.
Embora as atitudes para com as pessoas idosas difiram nas subculturas étnicas, um sutilpreconceito predomina contra os idosos. Esse preconceito ou desprezo pelos idosos, muitas vezes está baseado nos estereótipos, crenças simplificadas e muitas vezes não verdadeiras, que reforçam a imagem negativa que a sociedade tem da pessoa idosa. As pessoas idosas compõem um grupo extremamente heterogêneo, mesmo assim, estereótipos negativos são atribuídos a todas elas.
O medo de envelhecere a incapacidade de muitos de confrontar o seu próprio processo de envelhecimento podem desencadear crenças preconceituosas. A aposentadoria é uma percepção de improdutividade também são responsáveis pelos sentimentos negativos. A pessoa jovem trabalhadora pode ver a pessoa idosa como alguém que não contribuindo para a sociedade e, sim, drenando os seus recursos econômicos.
Uma compreensãodo processo de envelhecimento e do respeito pela pessoa como indivíduo é que os mitos acerca do envelhecimento poderão ser eliminados. Se as pessoas idosas forem tratadas com dignidade e encorajamento a tomar decisões e a manter a autonomia, a qualidade de vida.
Erikson (1963) desenvolveu o conceito dois oito estágio do ser humano, cada estágio representando pontos cruciais de decisão nociclo de vida que vai desde nascimento até a morte. Ele delineou a principal etapa do desenvolvimento na idade avançada como sendo integridade do ego versus desespero. A integridade do ego sugere uma aceitação do próprio estilo de vida e uma crença de que escolhas feitas foram as melhores possíveis num momento particular. A pessoa ainda tem controle da própria vida, uma vida com dignidade. Odesespero, oposto da integridade do ego, implica que uma pessoa idosa se sente insatisfeita e desapontada com a vida. Se dada uma nova oportunidade, a pessoa viveria a vida de modo diferente.
Havighurst (1972) relaciona as etapas do desenvolvimento que ocorrem durante a vida. Uma pessoa que completa uma etapa com êxito irá se sentir contente. Essas etapas para as pessoas idosas incluem o ajustamentoa uma diminuição de força física e da saúde. à aposentadoria, á redução do salário e à morte de um conjugue; o estabelecimento de afiliação com o grupo etário a que pertence; a adaptação a papéis sociais de uma maneira flexível; e o estabelecimento de providências satisfatórias no ambiente físico.
Uma combinação desses conceitos resulta nas etapas seguintes: (1) manter os sentimentos deautovalor; (2) resolver conflitos antigos; (3) ajustar-se ao falecimento de entes queridos; (4) adaptar-se às alterações ambientais; (5) manter um nível ideal de bem estar.
As três principais teorias do envelhecimento emergiram de estudos científicos antigos, conduzidos há quatro ou cinco décadas. São elas o desengajamento, a atividade e a continuidade. Essas teorias tentam prever e explicar asinterações sociais e os papéis que contribuem para que uma pessoa idosa se ajuste com sucesso à vida.
A Teoria do desengajamento (CUMMINGS & HENRY,1961) sugere que uma pessoa idosa, ao se isolar da sociedade ao mesmo tempo que a sociedade está retirando o seu apoio a seu grupo etário, atinge um moral alto e satisfação na vida. Essa teoria tem sido refutada por resultados de pesquisas que...
tracking img