Silagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AGONALTO PACHECO DA SILVA

CURSO DE AGROINDÚSTRIA

DISCIPLINA: TECNOLOGIA DE RAÇÕES

SILAGEM

Aluno:
Elisio Farias Duarte Oliveira
Juliana dos Santos Barros

Professor:
Hugo Marinho

Neópolis - SE
2012
ELISIO FARIAS DUARTE OLIVEIRA
JULIANA DOS SANTOS BARROS

SILAGEM

Pesquisa bibliográfica apresentada à disciplina de
Tecnologia deRações como um dos pré-requisitos
para avaliação complementar do módulo IV.

Professor:
Hugo Marinho

Neópolis - SE
2012

SILAGEM

Silagem é um método de conservação de forragem para alimentação de animais. Matéria orgânica proveniente da colheita de plantações comerciais, usualmente leguminosas ou gramíneas bem picadas, armazenadaem silos verticais ou trincheiras revestidas com plástico, e bem tapadas para evitar o contacto com o ambiente. O material resultante passa por um processo de anaerobiose, isto é, na ausência de oxigénio, por acidificação do material verde vegetal e pode ser utilizado como alimento de gado ruminante nas épocas de ausência do alimento ao natural.
O silo é o produto obtido da fermentação deplantas que tenham quantidades suficientes de carboidratos para a fermentação no interior de um compartimento fechado. Pode-se considerar como uma forrageira de alto valor nutricional, preservada com o mínimo de perda de nutrientes. Ocorre fermentação dentro do silo, que pode ser controlada com uso dos aditivos biológicos ou em outras palavras os inoculantes de silagens.
A silagem éfrequentemente o alimento de inverno de ruminantes, já que a necessidade de seu fornecimento está associada à baixa produção de pasto nesta época. Equinos e suínos também são passivos desta fonte de alimentação, muito embora não seja a mais adequada. Existem dois modos de armazenar a superprodução de forrageiros no período das águas: fenação e ensilagem. Entre eles, apenas o segundo envolve processosmicrobiológicos de interesse, pois o processo de fenação apenas apela para duas condições: utilizar uma forrageira e seca-la com o mínimo de perdas nutritivas.
Entende-se por ensilagem as alterações fisicoquímicas e organolépticas de uma forrageira ou alimento fermentescível armazenados na ausência de ar. O principal objetivo no processo de ensilagem é obter uma produção suficiente de ácidoláctico de origem microbiana.
No processo de ensilagem o princípio de conservação da forragem é a redução do pH (aumento da acidez) pela fermentação dos açúcares solúveis da planta. Assim sendo, as melhores forrageiras para ensilagem são aquelas com elevado teor de açúcares solúveis. Este é o caso do milho e do sorgo, as melhores culturas para ensilagem. Os capins geralmente têm baixo teor deaçúcares e não são indicados, mas há uma exceção: o capim-elefante (Napier, Cameroon, Taiwan, Mineiro e outros), que por ter bom teor de carboidratos solúveis pode dar silagem de boa qualidade. As leguminosas, por resistirem ao aumento da acidez (têm alto poder tampão) não são apropriadas para serem ensiladas sozinhas. A cana-de-açúcar, apesar do alto teor de carboidratos solúveis, geralmente não dá umaboa silagem, pois tende a possibilitar a fermentação alcoólica e, com isto, há muita perda de material. Entretanto, em silagens de milho, sorgo ou capim-elefante pode-se adicionar até 20% de leguminosas para melhorar seu valor protéico ou, pode-se adicionar 20% de cana picada em silagem de capim-elefante maduro, com menos umidade, para melhorar as condições de fermentação.
Para se planejaro tamanho de um silo a ser construído é preciso saber quantas cabeças de gado vão ser alimentadas, qual a quantidade de silagem a ser fornecida por cabeça por dia e por quantos dias. A esta quantidade acrescenta-se, por segurança, mais 15% para compensar as perdas que ocorrem na ensilagem. Para o silo-trincheira estima-se que uma tonelada (1.000 kg) de silagem ocupe 2 m3 de silo, e com este...
tracking img