Significados e fases do controle na administração de uma organização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SIGNIFICADOS E FASES DO CONTROLE NA ADMINISTRAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO


Marcelo Henrique Rocha Fernandes
Ana Carina de Sales e Ferraz
Priscyla karine de Almeida Santos
Rodrigo da Cruz Santos de Oliveira


RESUMO

Este trabalho fala sobre “os significados e fases do controle na administração de uma organização”, vamos aprender o significado, as funções os objetivos e as fases docontrole na administração. A metodologia usada para a realização deste trabalho foi a pesquisa em livros e sites da internet relacionados ao assunto.


Palavras-chave: controle; administração; fases; organização; significado.


INTRODUÇÃO

Na língua portuguesa, a palavra controle tem um sentido de dominação e, talvez por essa causa, é muitas vezes visto como um procedimento inconveniente einoportuno. Todavia ele é universal. Quaisquer que sejam as atividades humanas, elas sempre fazem uso do controle, consciente ou inconscientemente. Quando uma pessoa dirige o automóvel, dança ou escreve uma carta, ela compara continuamente a direção, o ritmo ou o significado; e se a atividade de dirigir o carro, dançar ou escrever a carta não estiver de acordo com seus planos, ela efetua as devidascorreções.
Em Administração a palavra controle pode assumir vários significados: o primeiro deles como função restritiva e coercitiva, utilizado no sentido de coibir ou limitar certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não aceitos. Neste sentido, o controle apresenta um caráter negativo e limitativo, sendo muitas vezes interpretado como coerção, delimitação, inibição e manipulação. Éo chamado controle social aplicado nas organizações e na sociedade para inibir o individualismo e a liberdade das pessoas.
O segundo significado apresenta o controle como um sistema automático de regulação. Como tal é utilizado no sentido de manter automaticamente um grau constante de fluxo ou funcionamento de um sistema. O controle detecta desvios e proporciona automaticamente uma açãocorretiva para a volta à situação de normalidade. Quando algo está sob controle significa que está dentro do normal.
O terceiro e último significado coloca o controle como função administrativa, como parte do processo administrativo, a exemplo do planejamento, da organização e da direção.
Patrícia Cardoso Rodrigues de Souza assegura que a palavra controle é de origem francesa, e significa fiscalizar,verificar, examinar e supervisionar (SOUZA, 2004 apud BRAGA, 2008)
O controle constitui um dos cinco princípios primordiais da administração, de tal forma que a sua inexistência ou deficiência tem reflexos negativos nas demais funções (planejamento, organização, direção e coordenação), resultando na ineficácia e ineficiência da organização. A modernização do sistema de controle veio juntamentecom o marco da administração gerencial, com a Reforma Administrativa, especificadamente pelo Decreto-Lei 200/67, que introduziu o controle de forma ágil, preocupando-se não só com o aspecto formal como anteriormente, mas como acompanhamento da gestão da administração (BRAGA, 2008).
O controle na administração não é matéria nova, tendo sido mencionado por Fayol, em Teoria da AdministraçãoCientífica, como uma das cinco funções primordiais da administração. (SARDI, 2007 apud BRAGA, 2008).


ASPECTOS TEÓRICOS DA FUNÇÃO CONTROLE NA ADMINISTRAÇÃO


As organizações estão inseridas em ambientes complexos e turbulentos,
enfrentando constantes desafios e problemas, para os quais precisam encontrar soluções. Como não operam na base da improvisação e nem do acaso, as várias operações eatividades desenvolvidas pelas organizações requerem considerável esforço de controle.
A tarefa da administração de um empreendimento consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ações organizacionais que visem a concretização dos objetivos e metas estabelecidas. A realização dessa tarefa somente será possível através da gestão das funções administrativas básicas...
tracking img