Processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO
Elemento do Processo Administrativo: Controle
Apesar de ser menos envolvente do que as demais funções administrativas, o controle representa uma contraparte de todas elas. O controle propicia a mensuração e a avaliação dos resultados da ação empresarial obtida a partir do planejamento, da organização e da direção.
Controle é uma das funções que compõem o processoadministrativo. A função controlar consiste em averiguar se as atividades (Projetos atividades) efetivas estão de acordo com as atividades e seus projetos originais, que foram planejadas. E Oliveira (2005, p. 427) explica que controlar é comparar o resultado das ações, com padrões previamente estabelecidos, com a finalidade de corrigi-las se necessário.
Numa outra perspectiva,Segundo a obra original deFayol, é no Contole que se resulta a Função Administrativa, conhecida pela sigla "POCCC", onde é identificado no primeiro "C(da sigla)", ou seja, parte da resultante desenvolvida a partir do terceiro "C(da sigla)". Onde sempre o administrador, partindo do necessário Planejamento e Organização estabelecidos, tem a possibilidade de então, identificar, analizar, avaliar e(como consequencia), CONTROLARa Resultante de sua obra(Planejada/Organizada

Variedades dos Significados:
* Conferir, verificar
* Regular
* Comparar com um padrão
* Exercer autoridade sobre alguém (dirigir ou controlar)
* Frear ou cercear
Conforme explanado, voltamos a dimensionar que controle está relacionado com as demais funções do processo administrativo e repercutem nas atividades de controle daação. Muitas vezes se torna necessário modificar o planejamento, a organização ou a direção, para que os sistemas de controle possam ser mais eficazes.
Figura 1

O Controle é a fase do processo administrativo que mede e avalia o desempenho e toma a ação corretiva quando necessária. Sendo a forma de garantir com que o processo administrativo conduza a empresa à competitividade.

Fases docontrole

1. Estabelecimento de padrões de desempenho
Os padrões representam o desempenho desejado. Podem ser tangíveis ou intangíveis, vagos ou específicos, mas sempre relacionados com o resultado que se deseja alcançar. Os padrões são normas que proporcionam a compreensão daquilo que se deve fazer.

2. Avaliação do desempenho
Exige uma definição exata do que se pretende mensurar. Casocontrário, o processo cairá em erros e confusões.

3. Comparação do desempenho com o padrão
Busca localizar os erros ou desvios, sobretudo para permitir a predição de outros resultados futuros. Um bom sistema de controle deve proporcionar rápidas comparações, localizar possíveis dificuldades ou mostrar tendências significativas para o futuro.

4. Tomada de ação corretiva
O controle deve indicarquando o desempenho não está de acordo com o padrão estabelecido e qual a medida corretiva adotar. O objetivo do controle é indicar quando, quanto, onde e como se deve executar a correção. A ação corretiva é a tomada a partir dos dados quantitativos gerados nas três fases anteriores do processo de controle.
Figura 2

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A contemporaneidade do controle

As transformaçõesdo controle organizacional nas organizações contemporâneas, sua relação com a cultura e seu impacto sobre o papel da liderança são tema central afirmativo de que o controle organizacional acentua atualmente a utilização de mecanismos normativos, dando uma grande ênfase à cultura e ao compartilhamento de uma visão de mundo dominante. Essa ênfase, no entanto, não exclui, ao contrário, oferecesuporte para um acirramento dos controles centralizadores representados pelo modo burocrático, em grande parte inseridos nas novas tecnologias de informação e gestão, que permitem uma vigilância a distância. Esse punho de ferro em luva de pelica, em que se transformou o controle organizacional nas organizações atuais, opera e necessita de uma transformação no papel da liderança. A liderança passa a...
tracking img