Sidrome de cushing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IPECP – INSTITUTO POLITÉCNICO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ

SÍNDROME DE CUSHING

Leandro Batista de Brito

Paca jus – CE

LEANDRO BATISTA DE BRITO

SÍNDROME DE CUSHING


Trabalho apresentando como exigência para titulação do curso de Técnico de Radiologia sob a orientação de conteúdo do Professor Alan de Brito

Pacajus – Ceará

SUMÁRIO

Síndrome deCushing....................................................................................
Causa da Síndrome.....................................................................................
Sintomas...................................................................................................
Diagnótico.................................................................................................Exames.......................................................................................................
Tratamento..................................................................................................
Conclusão..................................................................................................Referência Bibliográfica..............................................................................

INTRODUÇÃO
A síndrome de Cushing, também conhecido como hipercortisolismo ou hiperadrenocortisolismo, é um conjunto de sinais e sintomas que indicam excesso de cortisona (hormônio) no sangue. Esse hormônio é liberado pela glândula adrenal (também conhecida como supra-renal) em resposta àliberação de ACTH pela hipófise no cérebro. Níveis elevados de cortisol (ou cortisona) também podem ocorrer devido à administração de certas drogas, como hormônios glicocorticóides, como a prednisona para asma, artrite reumatóide, lúpus e outras doenças inflamatórias.
A síndrome de Cushing e a doença de Cushing são muito parecidas, já  que o que a causa de ambas é o elevado nível de cortisol nosangue. O que difere é a origem dessa elevação. A doença de Cushing diz respeito, exclusivamente, a um tumor na hipófise que passa a secretar grande quantidade de ACTH e, conseqüentemente, há um aumento na liberação de cortisol pelas adrenais. Já a síndrome de Cushing pode ocorrer devido a um tumor presente nas glândulas supra-renais. É muito comum também em cães, deste trabalho escolar junto aocurso de técnico em radiologia do instituto politécnico de educação profissional do ceara – IPEPC.
Diante disso buscamos identificar e controlar ações humanas capaz de prevenir doenças e etc, e difundir informações que possam beneficiar pessoas, ou seja, educando-os em saúde.
Devido a uma maior incidência das doenças ligadas, os órgãos de saúdes publicas atende, detecta e orienta as pessoas para queelas aprendam a satisfazer suas necessidades e modificar favoravelmente o meio em que se socializa, atingindo um estado de completo bem estar físico, mental e social.

Síndrome de Cushing
A síndrome de Cushing é um grupo de sinais e sintomas causados por níveis elevados de cortisol, um hormônio esteroideque participa de reações de estresse e regula a pressão sanguínea e o metabolismo dealimentos. O cortisol é secretado pelas glândulas suprarrenais em um ritmo diurno, com níveis mais altos de manhã e mais baixos à noite. Esse ritmo se altera em pessoas que trabalham em plantões e dormem durante o dia, e em pessoas com síndrome de Cushing.
O cortisol é produzido no córtex das glândulas suprarrenais, que são glândulas endócrinas situadas sobre os rins. Além do cortisol, o córtexsuprarrenal produz aldosterona e androgênios, como a de-hidroepiandrosterona (DHEA).
A produção de cortisol é controlada por um sistema de feedback. Quando os níveis estão baixos, o hipotálamo secreta o hormônio liberador da corticotrofina (CRH), que estimula a secreção de corticotrofina (ACTH) pela hipófise, que estimula a produção e a secreção de cortisol pelas glândulas suprarrenais. Quando os...
tracking img