Dispepsia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO E DEFINIÇÕES
A dispepsia é uma síndrome extremamente comum e com múltiplas etiologias, com definições diferentes na literatura e manifestações clínicas diversas, exigindo uma abordagem crítica para economia de recursos sem prejuízo para o paciente. Estatísticas americanas sugerem que 25% da população a cada ano apresentam sintomas dispépticos, porém apenas a minoria destes pacientesprocura atenção médica. Em muitos casos, os pacientes não apresentam doença orgânica associada, casos em que a dispepsia é denominada funcional, porém, apesar da condição ser benigna, deve-se considerar que está associada com absenteísmo e custos com medicamentos e exames subsidiários que podem ser significativos.
Como comentado, existem diferentes definições na literatura para dispepsia, masuniversalmente podemos considerar a dispepsia como qualquer sintoma relacionado ao trato digestivo alto causado pela alteração da digestão dos alimentos (equivalendo ao termo leigo má digestão). Os sintomas podem incluir dor abdominal ou desconforto doloroso localizado em região de epigástrio, dor retroesternal ou pirose retroesternal, azia, sensação de regurgitação, empachamento ou plenitudeepigástrica, saciedade precoce, náuseas, vômitos, eructação, entre outros sintomas.
Um consenso internacional chamado Roma Comittee III definiu dispepsia como a presença de um ou mais dos seguintes sintomas:

- sensação de plenitude pós-prandial (denominada de síndrome de desconforto pós-prandial);
- saciedade precoce (definida pela incapacidade de terminar uma refeição de tamanho normal ou asensação de plenitude pós-prandial acompanhando esta refeição);
- dor epigástrica ou queimação (denominada síndrome de dor epigástrica).

Estes critérios são preferidos para utilização na prática clínica em relação aos critérios previamente utilizados (Roma II), que incluíam ainda dor localizada no centro do abdome. O Consenso Brasileiro sobre H. pylori ainda cita os critérios Roma II.
Os pacientesapresentando sintomas de pirose retroesternal ou outros sintomas compatíveis com refluxo gastresofágico não devem ser rotulados como apresentando dispepsia. A American Gastroenterology Association considera que estes pacientes devem ser definidos como apresentando doença do refluxo gastroesofágico mesmo que apresentem endoscopia sem evidências de esofagite.
A dispepsia é denominada orgânicaquando os sintomas relacionados ao aparelho digestivo alto são secundários à doenças orgânicas específicas, como úlcera péptica, pancreatite, colelitíase, neoplasia, entre outras doenças. A dispepsia não-ulcerosa é outro termo utilizado para dispepsia funcional, que é uma condição em que os pacientes apresentam sintomas do aparelho digestivo alto, com duração de mais de 4 semanas, e não relacionados aatividade física, que não são secundários a doenças orgânicas localizadas ou sistêmicas.
Considerando que o diagnóstico de dispepsia funcional depende da ausência de doença secundária causando os sintomas, portanto de exclusão, seria necessário a realização de exames subsidiários, mas considerando que a maioria dos quadros são realmente funcionais, esta não é uma abordagem custo-efetiva. Mesmoquando o quadro é aparentemente funcional e com a aplicação de questionários específicos para dispepsia, ainda assim uma margem de erro ocorre de 20 a 50% no seu diagnóstico. Entretanto, uma abordagem procurando excluir os sinais que aumentam a probabilidade de causas secundárias e realizando prova terapêutica inicial medicamentosa e observação da evolução parece ser a forma mais adequada deconduzir estes pacientes.
Uma dúvida da literatura é como rotular os pacientes com gastrite crônica, pois trata-se de um processo inflamatório do estômago que pode ser originado por diferentes etiologias, mas a grande maioria dos pacientes que apresentam diagnóstico histológico de gastrite não apresentam sintomas, tornando difícil correlacionar os sintomas destes pacientes com achado histológico,...
tracking img