Biologia celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Piauí

Centro de Educação à distância

Licenciatura em Biologia

Biologia Celular



Estudo dirigido-Unidade I



Para responder a este questionário satisfatoriamente o aluno precisará de fontes de pesquisa extra, além da apostila. Recomenda-se o uso dos livros disponíveis na biblioteca dos pólos de EAD. Mais especificamente os capítulos 1, 13 e 14 do livroBiologia Celular e Molecular (Junqueira & Carneiro, 2005); e o capítulo 1 do livro Bases da Biologia Celular e Molecular.



Você vai precisar do livro de Junqueira e Carneiro, necessariamente!!!



Questão 1

Acredita-se que todos os seres vivos atuais possuem uma ancestralidade comum, devido a diversas características comuns ao nível celular. Quais são estas características comuns atodas (ou quase todas) as formas de vida?



Questão 2

As primeiras formas de vida eram organismos unicelulares. Tais como as células atuais, estes organismos eram formados por compostos de carbono (compostos orgânicos), como proteínas e ácidos nucléicos. Nas condições atuais do planeta, compostos de carbono só se formam pela ação de organismos vivos (ou são sintetizados em laboratório).Descreva o primeiro experimento de Miller, o primeiro a demonstrar como poder ter acontecido a síntese de moléculas orgânicas na terra primitiva, antes do aparecimento das primeiras células?

R= O experimento de Miller era formado por tubos e balões de vidro interligados, onde foram adicionados compostos existentes na atmosfera primitiva, segundo Oparin: amônia (NH3), metano (CH4), hidrogênio (H2) evapor de água (H2O).O sistema foi aquecido e recebeu descargas elétricas, simulando a temperatura eleva da época e as tempestades que ocorriam. No condensador a mistura dos gases era resfriada, simulando o resfriamento da Terra, pois as gotículas de água acumuladas escorriam, simulando as chuvas. O aquecimento provocava o ciclo desse processo.
Miller manteve esse sistema por uma semana. Após essetempo, a água do reservatório, ou armadilha, foi analisada através de vários experimentos e mostrou a presença de aminoácidos e outras substâncias químicas mais simples.






Questão 3

a) Descreva as idéias de Oparin, em 1924, sobre a origem da vida?

R= Segundo Oparin, a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos e no início sua temperatura era muito elevada. O resfriamento e asolidificação da crosta ocorreram mais tarde, por volta de 2,5 bilhões de anos. As temperaturas do planeta iam diminuindo gradativamente, e com isso, a água que evaporava se condensava na atmosfera e caía novamente, sob a forma de chuva, que evaporavam novamente, pois as temperaturas ainda eram muito elevadas. Nessa época aconteceram tempestades torrenciais todos os dias, durante milhões de anos.b) O que é a teoria da geração espontânea? Descreva o experimento de Louis Pasteur a respeito desta teoria. Qual foi a sua conclusão?

R = A teoria da geração espontânea consistia em que o seres vivos podiam brotar a partir da matéria orgânica. O experimento de Louis Pasteur foram realizados com quatro frascos de vidro, cujos gargalos foram esticados e curvados no fogo após todosterem sido enchidos com caldos nutritivos. Logo em seguida, Pasteur ferveu o caldo de cada um dos quatro frascos, até que saísse vapor dos gargalos longos e curvos e deixou-os esfriar. Depois de um tempo, Pasteur observou que, embora todos os frascos estivessem em contato direto com o ar, nenhum deles apresentou micro-organismos. Pasteur então quebrou os gargalos de alguns frascos e observou que,em poucos dias, seus caldos já estavam repletos de micro-organismos.A ausência de micro-organismos nos caldos que estavam nos frascos cujos gargalos eram curvos e longos com a presença desses seres nos frascos cujos gargalos foram quebrados mostraram que o ar contém micro-organismos e que eles, ao entrarem em contato com o caldo nutritivo, desenvolvem-se. Nos frascos que apresentavam gargalo...
tracking img