Shereber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O CASO SCHREBER
Teoria e Sistemas Psicológicos II

NEUROSE X PSICOSE
Mundo Externo Ego

Mundo Interno

NEUROSE
Conflito entre o Id e o Ego Recalque

Sintomas

PSICOSE
Conflito entreo Ego e o Mundo Externo Rompimento com a realidade

Delírios

CASO SCHREBER

SHOCK HEAD SOUL DAYANE

CASO SCHREBER
Nasceu em 1892, família protestante burguesa.
Schereber era umintelectual de primeira grandeza. Foi doutor em Direito e Juiz Presidente da Corte de Apelação da Saxônia.

CASO SCHREBER
Primeira hospitalização aos 42 anos de idade, tendo essa crise durado alguns meses.Manifestava desapontamentos quanto ao fato de não ter tido filhos. Em estado de vigília, ocorreu-lhe a idéia de que “seria muito bom ser uma mulher submetendo-se ao coito”.

1ª MANIFESTAÇÃO
Em1884, com 42 anos - Tratado pelo médico Flechsig e diagnosticado com hipocondria. - Tratamento efetuado em seis meses.

2ª MANIFESTAÇÃO
Em 1893 com 52 anos - Logo após ter sido promovido apresidente do Senado. - Tem sonhos onde sua doença voltava e que o mesmo teria virado mulher. - Retorna as queixas hipocondríacas adjuntas ás insônias. - Passa a manifestar ilusões visuais e auditivas. - Tentasuicídio diversas vezes. - Diz estar se transformando em um ser femimino. - Passa a acreditar em estar se emasculando por algo divino.

INTERPRETAÇÃO
Freud mostra que no relato de Schreberencontramos “ a chave, pelo acréscimo de uma glosa, citação ou exemplo de alguma proposição delirante de modo aparentemente acidental ou mesmo de negar expressamente algum paralelo a ela, que tenha surgidoem sua própria mente’’ ( E.S.B XII Pag45)

INTERPRETAÇÃO
Freud lança mão da mesma linha de raciocínio que utiliza para compreender as neuroses: • a lógica do recalque e do retorno do recalcado e alogica da fantasia.

EMASCULAÇÃO

PARANOIA
Estamos lidando com retorno de desejos infantis recalcados e com o complexo paterno. Freud diz que a característica própria da paranóia, a forma...
tracking img